Valério Adélio é afastado do ar às vésperas de completar três anos na Rádio Caraça

 

O jornalista passa a dedicar-se exclusivamente ao seu site e ao seu jornal impresso.

 

Veja a nota na íntegra, redigida por Valério Adélio:

“Negociações econômicas entre a Rádio Caraça e o Governo Municipal levaram à suspensão do meu programa de rádio, eliminando assim a minha principal fonte de renda. Era exigida de mim uma imparcialidade forçada, restringindo minha liberdade de comentar sobre assuntos políticos em matérias jornalísticas. Além disso, esperava-se que eu, fora do ambiente da rádio, me abstivesse de qualquer envolvimento político, e que no meu site valerioadelio.com.br e no meu jornal impresso, o Integração Regional, eu evitasse publicar reportagens políticas de âmbito municipal.
Aceitei, por necessidade de negociação com a emissora, limitar minha atuação no jornalismo político dentro do programa, mantendo os demais temas de interesse do público. Afinal, não detenho controle sobre o espaço que ocupo na rádio, nem sobre a própria Rádio Caraça.
Contudo, a ideia de me anular como indivíduo fora da rádio, renunciando à minha voz ativa no jornalismo político, era inaceitável para mim. Tal ato significaria abandonar minha própria identidade, incluindo minha condição de cidadão itabirano.
As partes envolvidas nas negociações econômicas não aceitaram minha contraproposta, e, consequentemente, fui afastado.

Portanto, queridos ouvintes, fui retirado da rádio por não ceder minhas convicções.
Continuo firme em meus princípios e nutrindo o amor que tenho pelo rádio e pelo jornalismo livre.
Valério Adélio, repórter.”

O jornalista completaria, no próximo dia 8 de março, três anos como apresentador do programa Interação com Valério, que inicialmente era transmitido das 16 às 17 horas na Caraça 90,5 FM e, nos últimos anos, foi estendido até às 18 horas.