Santa Maria de Itabira (MG) se torna, pela primeira vez, palco do trabalho da Minha Companhia :palhaçaria, música e teatro
PALHAÇAS DA MINHA COMPANHIA (BH) APRESENTAM ESPETÁCULO MUSICAL COM BANDA AO VIVO, EM SANTA MARIA DE ITABIRA (MG)
Foto créditos Guto Muniz
Além de passar por escolas da rede pública, o espetáculo também será apresentado para toda cidade, no dia 22.03, sábado, às 16h, na áreaaberta da Fundação São Francisco de Assis. O acesso é gratuito.
Projeto patrocinado pela Cemig, prevê, ainda, a circulação de espetáculos por escolas, teatros e praças de mais cinco cidades do interior de Minas Gerais, levando ao público um total de 42 apresentações gratuitas com palhaçaria, música e teatro.
A partir de 19 de março, quarta, Santa Maria de Itabira (MG) se torna, pela primeira vez, palco do trabalho da Minha Companhia (Belo Horizonte) – formada pelas palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaina Morse). De 19 a 21.03, quarta a sexta-feira, alunos e comunidade escolar assistem, em primeira mão, ao poético e divertido “POCKET AVOAR” – um espetáculo-show, com álbum premiado, que traz muita brincadeira e interação com a criançada. No dia 22.03, sábado, o mesmo show poderá ser visto por todo o público da cidade, às 16h, área aberta da Fundação São Francisco de Assis, numa versão ampliada: com banda ao vivo formada exclusivamente por mulheres instrumentistas – Débora Costa (percussão), Letícia Damaris (guitarra) e Vanilce Peixoto (violoncelo). O acesso é gratuito. Este projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.
Segundo uma das idealizadoras da Minha Companhia, a artista Janaina Morse, um dos objetivos do projeto é levar os espetáculos ao maior número de pessoas.
“Cada uma das seis cidades contempladas neste projeto receberá sete apresentações. Seis delas acontecem em escolas, e a sétima será aberta para todo o público da cidade visitada”. A parceira Maria Tereza Costa acrescenta: “AVOAR é um espetáculo leve e divertido, que mistura música, teatro e palhaçaria. Certamente vai agradar ao público de todas as idades”, afirma.
O espetáculo, que já passou por Muriaé, chega agora a Santa Maria de Itabira, segue ainda por Divinópolis, São Gonçalo do Rio Abaixo, Montes Claros e Três Marias.
Foto Créditos : Guto Muniz
SHOW AVOAR
Resultado de pesquisa, experimentação e combinação de múltiplas linguagens, “SHOW AVOAR” contém somente canções autorais com temas como imaginação, sonho, criatividade e foi pensado para construir paisagens sonoras e lúdicas, com olhar voltado para a criança. Em cena, acompanhadas das instrumentistasDébora Costa (percussão), Letícia Damaris (guitarra) e Vanilce Peixoto (violoncelo), as artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa, da Minha Companhia, interpretam oito canções, ao vivo, em variados estilos como pop, reggae, blues, baladas, country e rock, instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão.“Avoar é um espetáculo muito gostoso de fazer e de assistir, porque o tempo todo estamos jogando com o público. Ele é interativo do início ao fim. Tanto as crianças quanto os adultos participam e se divertem muito!”, comenta a artista Maria Tereza Costa.
“Show Avoar” é a materialização do álbum homônimo contemplado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, na categoria álbum infantil, no ano de 2020. Toda autoral, letras, melodias, arranjos sonoros e vocais, são assinadas por Janaina Morse e Maria Tereza Costa.
Avoar com Banda ( créditos acervo pessoal)
SOBRE MINHA COMPANHIA
Janaina Morse é atriz, palhaça, formadora, musicista, letrista e compositora, atuante na cultura há mais de 20 anos, pesquisadora em comicidade e palhaçaria, desde 2007; Maria Tereza Costa é atriz, palhaça, cantora, musicista, compositora, com formação em teatro experimental e teatro musical, reconhecida e premiada na área de atuação e trilha sonora. Com trajetórias artísticas distintas, mas muita afinidade, as duas se encontram, em 2019, e criam a Minha Companhia que dedica-se a projetos que integram teatro, palhaçaria e música, explorando as interseções e permeabilidades dessas linguagens em obras autorais marcantes que abordam o universo das infâncias por meio de narrativas contemporâneas e diferenciadas.
Por meio de processos criativos inovadores, Minha Companhia propõe novas perspectivas e narrativas, contribuindo para a reinvenção, fortalecimento e valorização da produção cultural feminina, em defesa do protagonismo feminino.
Entre gestão, produção e realização possuem em seu repertório 3 álbuns musicais, sendo um deles premiado com o 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira – 2020, 4 espetáculos, um projeto de visitas a instituições de vulnerabilidade social (Minha visita) e um Encontro de Palhaçaria Feminina, (Debuta, encontro de palhaçaria feminina).
Foto Créditos Guto Muniz
SERVIÇO
As palhaças da Minha Companhia se apresentam em Santa Maria de Itabira
ESPETÁCULO “SHOW AVOAR”
19 a 21 de março – terça a quinta-feira
Total de 6 apresentações voltadas para alunos e comunidade escolar distribuídas nos turnos matutino e vespertino
22 de março, sexta – 16h
Área aberta da Fundação São Francisco de Assis
Av. Israel Pinheiro, 257 – Conselho
https://fundacaofranciscodeassis.vercel.app/
Versão ampliada com banda ao vivo, aberta ao público – acesso gratuito