Itabira
Saae identifica e corrige vazamento oculto que prejudicava abastecimento no Centro de Itabira
VAR*
Um vazamento oculto que prejudicava o abastecimento de água na rua Juca Machado, no Centro de Itabira, foi identificado e corrigido hoje (17). No entanto, a identificação do problema não foi tão simples, uma vez que o problema estava invisível para quem passava pela região. Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atuam na região desde ontem, trabalhando inclusive de madrugada.
Diferente de um vazamento externo, quando há rompimento da tubulação e uma grande quantidade de água jorrando, os vazamentos ocultos estão invisíveis no nosso dia a dia. Apesar disso, acontecem com frequência.
veja o Vídeo clicando abaixo:
“Dentre as tecnologias abordadas, temos disponível o Geofone Eletrônico de Processamento Digital, utilizado para detectar vazamentos ocultos em ruas e avenidas, escutando o som característico da água saindo da tubulação. Esse equipamento amplifica o ruído. Mas, em Itabira, por se tratar de uma cidade mineradora e com muitas explosões durante o dia, o equipamento não é tão eficaz. Sendo necessário, muitas vezes, que um operador vá de madrugada até a região afetada para tentar identificar o vazamento subterrâneo, como aconteceu hoje”, explicou o diretor técnico, Júlio Ismael Saldanha.
VAR Valério Adélio Rosa
com Informações de Ascom Saae / Tamires Lopes