O “Qualifica Itabira” é fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa chega à cidade para promover gradativamente formação de qualidade em cursos que vão de iniciação ao nível técnico. O objetivo é a formação de mão de obra específica, geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, serão 900 vagas e 39 curso, divididos por etapas até 2024.
O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento nas áreas de tecnologia, metalmecânica, alimentos, gestão e indústria 4.0.
Nesta primeira etapa estão abertas inscrições para os seguintes cursos:
– aplicação e desenvolvimento de Arduíno;
– programação em Arduíno;
– leitura e interpretação de Desenho Técnicos;
– Pacote Office; soldagem por eletrodo revestido (SMAW);
– eletricista industrial;
– serralheria.
As inscrições para a formação das primeiras turmas já estão abertas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/WDcbS5MtTWqavLSdA.
Ao longo de todo programa, os itabiranos poderão ter acesso a cursos nas modalidades de iniciação e aperfeiçoamento profissional, qualificação básica e técnico. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Rocha, responsável pelo programa, a capacitação é ideal para quem busca uma vaga no mercado ou deseja melhorar a renda.
“O Qualifica é uma oportunidade incrível para que o itabirano seja inserido no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Com o curso, os alunos desenvolverão habilidades que o mercado pede, principalmente no setor industrial. O trabalhador que busca qualificação produz com eficácia, aumentando a competitividade da empresa, além de contribuir com o desenvolvimento econômico do município”, disse.
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, afirmou que a educação é a melhor forma de impactar positivamente a realidade das pessoas e ressaltou a importância de investir na qualificação profissional e da parceria com a prefeitura do município.
“A FIEMG e o SENAI, desejam que os cursos oferecidos impulsionem a qualificação da população e diversifiquem a economia local e que ao final desses cursos tenhamos mais de 900 novos profissionais no mercado. Esperamos que esse Programa seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos no município” enfatizou o presidente da FIEMG.