Após um desentendimento entre dois sócios a ocorrência terminou com armas de fogo apreendidas, bem como material de detonação explosivo apreendido em Santa Maria de Itabira.
No domingo, 11 de julho de 2021, por volta de 16h, a Policia Militar recebeu uma solicitação para comparecer na localidade rural Povoado Cuité, na zona rural de Santa Maria de Itabira, onde estava acontecendo um desentendimento entre sócios de uma empresa de extração mineral.
De acordo com as informações, os Militares compareceram no local onde possui um terreno de extração mineral e uma residência onde mora uma funcionária da empresa. Segundo informações, os sócios teriam trocado acusações, onde denunciavam a existência de armas de fogo no local. Os Militares então após conversa com a moradora sobre as alegações de ambas as partes sobre existência de armas no local, com autorização da mesma realizaram buscas no interior da residência, onde encontraram duas armas de fogo e três munições calibre. 36.
Intensificando as buscas encontraram ainda 67 espoletas de detonação e um rolo de cordel detonante, ao cobrar as autorizações constataram que não possuíam documentação de autorização do material. Com isso o próprio solicitante da ocorrência de 46 anos, acabou assumindo ser ele proprietário das armas de fogo. Diante dos fatos ao solicitante da ocorrência foi dada voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo em seguida ele foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil em Itabira, juntamente com os materiais apreendidos, onde as providencias foram tomadas pelo Delegado de plantão.