“Na maioria das vezes os mestres do saber assinam com o dedão” Diz Aldo Bibiano na Semana da Consciência Negra Itabira

VAR*

Representantes dos Quilombos e das Guardas de Congada Itabiranas participaram da palestra

Isso e muito mais foi ensinado pelo capitão regente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do bairro Santa Efigênia de Brumadinho-MG Aldo Bibiano (Tubista e capitão regente de Moçambique) ele foi   presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Brumadinho é Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (2018), pós-graduando em Regência pela Alphas Cursos. Graduado em Música – Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Concluiu o Curso Livre Técnica Avançada para Tuba na EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (2018). Aldo Bibiano é Tuba solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Babadan Banda de Rua, da Orquestra Já Te Digo, do Quarteto 4X4 e Trio Orisun.Professor de tuba e bombardino da Prefeitura Municipal de Sarzedo, no Projeto Música de Sarzedo e Banda São José de Melo Franco, Brumadinho-MG. Atuou como tubista convidado na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, no Grupo de Metais Itaratã, na gravação do CD SKANK 30 ANOS e no Coral de Trombones e Tubas da UFMG.

Marcos Alcântara superintendente da FCCDA e Geraldo Turrinha acompanharam o evento

Acompanhado de seu sobrinho César, Aldo palestrou durante duas horas , “Os sons do Rosário – Um diálogo, uma reflexão a partir de uma caminhada por dentro da tradição”,na Fazenda do Pontal deu uma verdadeira aula de conhecimento e sabedoria sobre os sons do Rosário e a história do povo Negro.

Nyara Crispim diretora de Promoção da Igualdade Racial ,César e Aldo Bibiano

“É uma coisa muito importante, a construção e todo processo que nós negros passamos e ainda passa nesse nosso Brasil ,assim, quando agente fala nessa ideia dos sons do rosário, na ideia do oque é o por dentro da tradição, é uma forma que a gente tem ou que a gente busca, de nos fortalecer ,a todo momento, desta rica tradição ,que é uma das mais presentes em minas gerais, que é a tradição do Reinado, a tradição do Congado, Porque? Porque ali a gente vivencia, agente revive o que é pra gente a construção dos reinos, isso veio a partir da ideia ,que o nosso povo, que a nossa ancestralidade foi sequestrada e escravizada África pra cá, e essa é uma forma de uma organização social  mesmo.’’ Disse o mestre Aldo que disparou ainda:

“…Na Maioria das vezes os mestres do saber , assinam com o dedão…”

Representantes dos quilombos de Itabira receberam importante livro com a hitória do povo NEGRO(foto: STAEL AZEVEDO)
os quilombos foram presenteados por Aldo Balbino(foto: STAEL AZEVEDO)
Jaqueline Moraes,Jéssica Moraes Aleixo ladeada por César e Nayara Crispin,Genésio Reis ,Rafaela,Bruno Sena, Coreógrafo Warlei Ferreira Stael Azevedo do Tumbaitá e ao centro Aldo Bibiano com dona Rosinha entre outros

Realizado pela  Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Governo (Diretoria de Promoção da Igualdade Racial), Secretaria de Educação (Conexão Jovem) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a Semana da Consciência Negra cumpre as diretrizes da Lei Municipal 4.756 de 2014.  De acordo com a diretora de Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, as comemorações da semana antecedem o dia de Zumbi e Dandara como um ato político de afirmação da história.

“As ações que propomos representam um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e todas as formas de exploração que acontecem durante o ano todo. Preparamos tudo com muito carinho. O prefeito Marco Antônio tem compromisso com essa pauta e contamos com a participação de toda a comunidade itabirana, que vem se mostrando muito sensível e participativa nas causas da nossa gente”, reforçou Nyara Crispim.

Ainda, segundo a diretora, a pauta racial vem sendo trabalhada desde o início do ano, em que foram realizadas ações como o webinar sobre a valorização da diversidade e equidade racial no mercado de trabalho, ministrado pela professora de Finanças Corporativas, Janda Araújo.

“Além disso, foi feita a exposição itinerante: Identidade Memória e Reexistência, que traz fotos de Filipe Augusto sobre a realidade patrimonial e histórica dos quilombos Capoeirão e Morro Santo Antônio. E para completar foi lançado o documentário “Entre Causos e Estórias”, de Raphael Portilho. Ambas, as atividades integraram a 8° Jornada do Patrimônio de Minas Gerais,Nosso trabalho não  acontece apenas na semana, propomos debates importantes todos os dias!”, afirma a diretora.

O  superintendente  da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade Marcos Alcântara  e vários integrantes do governo municipal acompanharam a palestra,entre eles o secretário governo Geraldo Turrinha,o chefe de gabinete Danilo .

Confira a programação:

Quarta-feira (17/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

Quinta-feira (18/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

19h – Show com Nêgo Massa

21h – Show com Meninos de Minas

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sexta-feira (19/11)

9h às 16h – Intervenções nas escolas de Itabira, com o artista Ronald Martins da Mata

9h às 16h – Oficinas

20h – Show com Raiene Silva

21h30 – Ellen Oleira

Local: Paredão da rua Tiradentes

Sábado (20/11) – Dia de Quilombo no na Feira Livre

11h – Apresentação das bandas de Marujos de Itabira

12h – Mostra Gastronômica e Artesanal: Saberes do Quilombo

15h – Roda de Samba, estilo Quizomba

13h às 17h – Exibição do documentário “Entre causos e estórias”

17h – Encerramento

Em tempo

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país, foi instituído em 2003 e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

*VAR( Valério Adélio Rosa).