Museu Tropeiro recebe Prêmio Eduardo Frieiro

Danilo Alvarenga representou o Prefeito na Cerimônia

VAR*

O Prêmio Eduardo Frieiro foi entregue em 05/07/2023 na  Semana da Gastronomia Mineira,que é  realizada anualmente.De acordo Com Eleni Vieira  a premiação é fruto do reconhecimento do seu trabalho e da importância do museu.

“Márcia Nunes, uma das curadoras do Prêmio Eduardo Frieiro, conhecendo a minha história junto ao Museu do Tropeiro, queria muito que esta casa fizesse parte dos agraciados. A historiadora Márcia Nunes esteve conosco na Semana Nacional da Cultura Tropeira, realizada de 24 a 30/04 pelo Núcleo de Amigos da Terra e Água _ NATA, através da Prefeitura de Itabira.Uma das palestrantes, Marcinha, assim conhecida, falou sobre o legado da cozinha tropeira nos fogões de Minas.”

 Disse a ex Diretora do Museu que informou ainda que indicou o prefeito de Itabira para receber o prêmio, mas Marco Antônio Lage não foi,

“Por não ser funcionária da prefeitura, sugeri que o prefeito Marco Antônio fosse a pessoa indicada a receber o prêmio, caso o Museu fosse escolhido. E assim, aconteceu.

Não podendo vir, mandou para representá- lo o Secretário de Governo Danilo Alvarenga .

E ao ser chamado em nome do Museu do Tropeiro me convidou a subir com ele ao palco. Atitude super elegante. E assim, gentileza gerou gentileza.”

 

Antes , da confirmação do prêmio, Márcia Nunes, gerente do Restaurante Dona Lucinha, uma das curadoras do Prêmio Eduardo Frieiro, pediu Eleni Vieira para fazer um texto sobre o Museu do Tropeiro, localizado em Ipoema, distrito de Itabira.

“Escrevi sobre toda a sua trajetória, a partir de 1999 , com a chegada da Expedição Spix & Martius, inauguração em 2003 até os dias atuais com ilustrações de fotos, inclusive a do título de eleitor do meu avô, que se encontra no Museu do Tropeiro, onde está escrito: profissão tropeiro. Além disso, ela,pediu- me um vídeo de quatro minutos. Consegui o vídeo do Terra de Minas sobre o Museu do Tropeiro onde eu mostrava o Museu. O vídeo teve que sofrer cortes pois não poderia ultrapassar os quatro minutos. Procurei seguir todas as normas que seriam avaliadas pela banca examinadora. E tudo deu certo. O vídeo, durante a premiação, foi exibido no Salão JK da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para autoridades convidados e agraciados.” Comemorou Eleni Cássia Vieira.

Dentre os convidados,  Reinaldo Luiz Vieira pioneiro no Turismo de Ipoema,  marcou presença.

Saiba  Mais

O prêmio tem como objetivo valorizar pessoas e organizações que preservam e promovem a rica culinária mineira. A Semana da Gastronomia Mineira, realizada anualmente para celebrar essa data, culmina na entrega do Troféu Eduardo Frieiro, uma homenagem ao escritor mineiro que lançou o primeiro livro sobre gastronomia mineira: um ensaio sobre o jeito do mineiro comer. Eduardo Frieiro, membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, foi um grande entusiasta da gastronomia e deixou um legado significativo ao retratar, em sua obra “Feijão, Angu e Couve”, a cultura alimentar dos mineiros.

Foram premiadas 19 pessoas que, por meio de seu modo de fazer e conhecimento, respeito à cultura e difusão de nossa gastronomia, contribuem para manter viva a tradição e paixão gastronômica do estado. O evento conta com a apresentação do Pomar Cultural e é realizado pelo Instituto Eduardo Frieiro, que tem como missão preservar e promover a gastronomia mineira.

 

VAR * Valério Adélio Rosa dos Santos com Informações e Fotos da rede social de Eleni Cássia Vieira