Medalha da Inconfidência será entregue neste domingo

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, criada em 1952, é realizada anualmente em Ouro Preto, em 21 de abril – Arquivo

Será realizada no domingo (21), a partir das 9 horas, em Ouro Preto (Região Central), a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência. Serão agraciadas 171 pessoas por suas relevantes contribuições para a sociedade. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, participará da solenidade.

A honraria máxima da medalha, o Grande Colar, será entregue ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), que ainda não confirmou presença na solenidade. O Grande Colar é concedido a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

As outras 170 medalhas se dividem da seguinte maneira: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Entre os agraciados, está o deputado estadual, João Júnior (PMN), que receberá a Medalha de Honra.

O orador oficial da solenidade será o vice-governador de Minas, Mateus Simões.

A cerimônia terá dois momentos, na Praça Tiradentes e no Centro de Convenções da UFOP (Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar), onde haverá a entrega das condecorações pelo governador Romeu Zema.

Transporte de restos mortais faz justiça histórica a Bárbara Heliodora
Este ano, a cerimônia terá uma homenagem especial à poeta Bárbara Heliodora. Ela foi casada com Alvarenga Peixoto e na residência deles eram realizadas reuniões dos Inconfidentes. O casal participou do movimento e Bárbara Heliodora ganhou o título de Heroína da Inconfidência Mineira.

Ela morreu em 1819, no Sul de Minas, e foi enterrada numa vala comum. Como reparação histórica, será realizado o despojo, com a retirada da terra do túmulo onde foram sepultados seus restos mortais, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí. Eles serão transportados para o Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, neste 21 de abril.

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em 1759, em São João del-Rei. Ela também se destacou como uma das pioneiras da literatura brasileira.

Condecoração foi criada por JK
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é tradicionalmente entregue em 21 de abril. Nessa data, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado no Rio de Janeiro. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto.

A cabeça de Tiradentes foi exposta na praça principal da então Vila Rica, atualmente Ouro Preto, onde há uma estátua em sua homenagem. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para a cidade, no dia 21 de abril.

Semana de eventos
Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações da Inconfidência Mineira não se limitam à solenidade de entrega das medalhas. O Governo de Minas promove, de 14 a 21 de abril, a Semana da Inconfidência em Conexões, com atividades diversas em Ouro Preto e Tiradentes. Além de o nome da cidade homenagear o mártir da Inconfidência, foi lá que ocorreu, em 1788, uma das primeiras reuniões dos inconfidentes mineiros.