VAR*
A carência de educação ambiental nas áreas rurais é um dos problemas mais complexos da atualidade. A coleta seletiva aparece como uma das alternativas capazes de minimizar os impactos causados pela má disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente.
A coleta seletiva nas áreas rurais sempre foi um desafio para o município de Itabira, pois em muitos lugares ainda não existe coleta seletiva e conhecimento sobre a destinação dos resíduos, sendo assim os moradores dessas áreas são responsáveis pela destinação do lixo que produzem. Geralmente o lixo, quando não é descartado de maneira imprópria em alguma área próxima a comunidade, ele é queimado pelos residentes em seus próprios quintais. É uma prática bastante comum nas comunidades em geral devido ao fato de que a queima incinera o lixo evitando que ele se acumule nos arredores da comunidade, colaborando mais uma vez com os danos ambientais.
A coleta seletiva, o gerenciamento dos materiais descartados, e a importância da conscientização da população sobre a educação ambiental, assim como da política pública em relação a preservação do meio ambiente junto à população das áreas rurais está melhorando , o prefeito Marco Antônio Lage , em conversa com nossa reportagem garantiu que dará mais atenção às comunidade rurais em especial a Região do Maná e Macuco : asfalto nos morros, manutenção das estradas, melhoria na sinalização e realização de eventos fortalecendo e resgatando as tradições das comunidades são compromissos que Lage assegurou que vai realizar.
O morro do Cancelão entre Macuco e Cachoeira Alta deverá ser Asfaltado segundo Informou Lage
A implantação e limpeza das fossas sépticas é outra política que precisa entrar no radar da prefeitura.
VAR* Valério Adélio Rosa