Com presença de importantes autoridades da região, roda de conversa discute desafios enfrentados por autistas

Presidente da AMA “Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas de Itabira” e intensamente ligada à causa autista, a advogada Amanda Teixeira comandará, no dia 3 de abril, a roda de conversa “Inclusão: Autismo e Ações Sociais para uma Sociedade Mais Acolhedora”. A atividade faz parte da programação do “I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”.
Promovida a partir das 9h, a roda de conversa contará com a presença do prefeito de Itabira Marco Antônio Lage, o presidente da Câmara Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Filho”, o médico neurologista e ex-presidente da Funcesi, Dr. Júlio Tércio de Alvarenga, e os promotores de justiça Dr. Renato Ângelo Salvador Ferreira e Dr. Bruno Oliveira Müller. Confira, ao fim da matéria, um resumo da trajetória profissional de cada um deles.
O objetivo da ação será discutir a inclusão do público TEA (Transtorno do Espectro Autista) em setores importantes da sociedade, como educação, saúde, esporte e o mercado de trabalho. Amanda Teixeira faz um diagnóstico deste cenário.
“O acolhimento da comunidade TEA é uma questão complexa e multifacetada, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade em geral. A avaliação desse acolhimento depende de diversos fatores, como a conscientização sobre o autismo, o acesso a serviços especializados, o preconceito e as atitudes sociais em relação às diferenças. O poder público tem avançado em algumas áreas, com a criação de leis municipais, estaduais e federais. Contudo, a implementação dessas políticas nem sempre é eficaz e pode ser desigual, variando muito de acordo com a região e a gestão pública local”, explica.
Para tal, a palestrante cita o exemplo da realidade itabirana, comparando-a com outras regiões. “Em Itabira, vemos a empatia e o acolhimento dos nossos políticos, que estão empenhados juntamente com a sociedade em promover políticas públicas para pessoas com TEA e familiares. Mas, em algumas localidades, ainda há escassez de serviços especializados, como terapias e acompanhamento multidisciplinar, o que impacta negativamente no processo de inclusão da pessoa com TEA”, enfatiza Amanda.
Segundo a presidente da AMA, embora a sociedade civil se apresente mais consciente sobre o tema, algumas situações incômodas seguem sendo geradas por desconhecimento.
“Ainda há um longo caminho a percorrer. A conscientização sobre o autismo tem melhorado, especialmente com o aumento da visibilidade de iniciativas de apoio e campanhas de sensibilização. No entanto, a falta de conhecimento sobre as características do transtorno e os desafios que as pessoas com TEA enfrentam leva, muitas vezes, a atitudes preconceituosas e a um ambiente pouco acolhedor. A inclusão social ainda é um grande desafio, especialmente em ambientes como escolas, locais de trabalho e espaços públicos”.
Por fim, Amanda Teixeira elenca algumas das medidas mais importantes para uma evolução mais consolidada.
“Embora tenha havido avanços na inclusão de pessoas com TEA, as barreiras a serem superadas são significativas. A continuidade do trabalho de conscientização, a capacitação de profissionais, a melhoria das políticas públicas e o engajamento da sociedade são essenciais para construir uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos, independentemente das suas diferenças”, finaliza.
Sobre o evento
No dia 3 de abril, o auditório do Centro Universitário Funcesi receberá o “I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”, evento que promete ser referência na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Organizada pelo Instituto Social Actus, a iniciativa serárealizada pela instituição de ensino itabirana e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). Também apoiarão o seminário a Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), a Prefeitura de Itabira, a Câmara de Itabira e o portal DeFato Online.
Convidados
Marco Antônio Lage
Atual prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage é graduado em Jornalismo pela PUC Minas e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já foi vice-presidente da Casa Fiat de Cultura, do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Associação Comercial de Minas. Também exerceu o mesmo cargo no Executivo do Cruzeiro, após anos à frente da Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig. Na gestão pública, foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel); presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e presidente do Consórcio Intermunicipal do Samu do Médio Piracicaba (Cis Urg). Na Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) foi diretor de Meio Ambiente entre 2021 e 2024 e eleito presidente para a gestão 2025-2026. Entre os vários reconhecimentos, recebeu duas vezes o prêmio Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial pela Aberje; duas vezes o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, e em 2015 foi eleito executivo do ano do Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa.
Renato Ângelo Ferreira
Aluno de escolas públicas, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de Minas Gerais (PUC-MG), Unidade Coração Eucarístico, em Belo Horizonte-MG. Renato Ângelo Salvador Ferreira foi homenageado como o melhor aluno de todo o curso de Direito dentre as turmas formandas de 2006, recebendo a medalha Professor Melo Cançado. Renato tem pós-graduações em Prevenção e Combate à Corrupção “Latu Sensu”, pela Faculdade Estácio de Sá, e em Direito Processual Civil pela Unisul. Já foi analista concursado do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), servidor concursado do TJMG e Defensor Público do Estado de Minas Gerais. Desde 2012, ocupa o cargo de Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, tendo exercido funções nas comarcas de Peçanha, Serro e, atualmente, Itabira, com diversas ações educacionais registradas junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Dentre essas, cursos de capacitação, palestras, seminários, workshops e webinários.
Carlos Henrique Filho
Filho do ex-vereador por cinco mandatos Carlinhos Sacolão, Carlos Henrique é casado, pai de dois filhos e está em sua segunda legislatura. É formado em Direito pelo Centro Universitário Funcesi e em Administração pelo SEBRAE. Atuante na área pública, ocupou cargos de grandes responsabilidades sociais e de desenvolvimento das prefeituras de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, resultando em projetos nas áreas de esporte e lazer, cultura, geração de emprego e outros. Em 2016, foi eleito em sua primeira candidatura a vereador com 1267 votos, pelo Partido Trabalhista Nacional – PTN. Já no exercício de seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação por três anos consecutivos e relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas da Câmara Municipal de Itabira. Também já atuou como Líder de Governo, representando os interesses do Executivo no Legislativo. Em 2024, foi eleito com uma expressiva votação de 1.515 votos pelo Partido Solidariedade, um marco em sua carreira política. Atualmente, é Presidente da Câmara Municipal de Itabira para o biênio 2025-2026.
Júlio Tércio de Alvarenga
Figura icônica do setor de saúde de Itabira, o Dr. Júlio Tércio de Alvarenga é um neurologista com destaque na região há quase 50 anos. Médico na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) desde a sua fundação, também atua há muitos anos como voluntário na associação. Foi presidente da Funcesi durante três mandatos e atualmente é membro honorífico do Conselho Curador da mesma instituição. Em abril de 2024, recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Itabira pelos anos de dedicação à Saúde e Educação do município.
Bruno Oliveira Müller
Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos, Bruno Müller exerceu a advocacia entre 2004 e 2009. Um ano após a experiência, tornou-se promotor de Justiça no Ministério Público, cargo que ocupa até hoje. Dono de vasta experiência na área jurídica, atuou nas comarcas mineiras de Taiobeiras, São João do Paraíso, Rio Pardo de Minas, Monte Azul, Janaúba, Januária, Viçosa, Teixeiras e Itabira.