Inscrições em programa de formação de mão de obra começam nesta sexta-feira

A parceria do Município com a FIEMG Regional Vale do Aço e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou o Programa Qualifica Itabira. A iniciativa tem como objetivo a formação de mão de obra, geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, serão 900 vagas e 45 turmas nas modalidades Qualificação, Iniciação, Aperfeiçoamento e Técnico divididos por etapas até 2024. As inscrições começam nesta sexta-feira, 24.

A primeira etapa que contou com 1985 inscritos, teve início no último dia 13, com 140 vagas para os cursos de Aplicação e Desenvolvimento de Arduíno; Programação em Arduíno, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Pacote Office, Soldagem por Eletrodo Revestido (SMAW), Eletricista Industrial e Serralheria.

Para Ricardo Azalim, gerente do Senai, o programa contribuirá com o desenvolvimento da comunidade, trazendo grande incremento na qualidade da mão de obra. “Serão realizados 39 cursos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Gestão, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0”, explicou.

Segundo ele, a expectativa é de trazer para a comunidade Itabirana oportunidades de se colocar no mercado de trabalho, ocupando vagas que exijam mais competências técnicas e socioemocionais e consequentemente, tragam melhor remuneração. “Para as empresas, espera-se o aumento significativo na oferta de profissionais qualificados e preparados para assumir os desafios impostos por um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador”, relatou.

Consolidação do setor metalmecânico
O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, desejou sucesso e que a iniciativa impulsione a qualificação da população e diversifique a economia local. “Acreditamos que a educação é a melhor forma de impactar positivamente a realidade das pessoas. Que o Qualifica Itabira seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos. Nosso papel é de uma maior interação com a comunidade industrial dentro das unidades Senai e desses alunos nas empresas”, justificou.
Na oportunidade, o líder industrial falou a importância dos cursos, principalmente, para o setor metalmecânico. “O Qualifica Itabira dinamizará a inclusão da sociedade no setor produtivo, contribuindo para o avanço e a consolidação do setor metalmecânico, que representa um dos mais importantes segmentos da economia da nossa região, impulsionando o crescimento econômico de diversos setores e gerando milhares de empregos diretos e indiretos”
.

Oportunidade de Aprendizado
Lucas Vinícius Siqueira, convidado para falar em nome dos alunos das primeiras cinco turmas do Programa, parabenizou a Prefeitura pelo apoio visionário e o Senai pela excelência educacional que tem proporcionado. “Minha gratidão à Prefeitura de Itabira por sua perspicácia e iniciativa em apoiar financeiramente este curso. Já o Senai, a interação com profissionais renomados, a infraestrutura moderna, as parceiras com a indústria fazem da instituição diferenciada. Estudar no Senai não é apenas absorver conhecimento; é vivenciar uma formação que prepara os alunos para os desafios reais do mercado.
E completou: “Esse curso representa mais do que uma oportunidade de aprendizado; ele é uma porta para novas perspectivas, valores e conhecimentos que moldarão minha trajetória como aluno e como monitor de Robótica no Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Conbem)”, pontuou. 


Inscrições para 2024
As inscrições para o Qualifica Itabira para 2024 iniciam nesta sexta-feira, 24. Interessados poderão se inscrever no site www.fiemg.com.br/unidades/senai-itabira-cfp-pedro-martins-guerra/.

Vale ressaltar que 30% das vagas serão destinadas às pessoas beneficiadas pelo Cadastro Único pra Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Mais informações: 31 3834-5678.