“…No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom. …” (Alguma poesia/ Carlos Drummond de Andrade)
Ler uma poesia,num livro de Carlos Drummond tomando uma café, num espaço que além de carregar seu nome tem a responsabilidade de cuidar do seu legado,não é sonho mais, isso porque na terça-feira (9), às 18 horas, na Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), foi reinaugurada a Livraria Clube da Leitura.
Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito de Itabira Marco Antônio Lage e o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, além de representantes da cultura e da sociedade civil.
A Clube da Leitura foi a única a cumprir os requisitos do Processo licitatório 005/2021 realizado pela FCCDA. O pregão teve como finalidade a concessão de parte do espaço da galeria da instituição para atividades voltadas para a literatura e o fomento às atividades artísticas e culturais.
A Livraria Clube da Leitura fica aberta de segunda a sexta, entre 9h e 19:30h e aos sábados das 9h às 16h
Com o objetivo de transformar a instituição na casa dos artistas itabiranos, valorizando todas as manifestações artísticas integrando a população, a livraria entra como peça fundamental para essa diversificação. “É necessário que a gestão desenvolva novos formatos, visando o fortalecimento da indústria cultural itabirana, além de pensar em parcerias públicas e privadas que possam fomentar o ramo. Itabira é um grandioso celeiro cultural e visa a diversificação econômica por meio da cultura”, afirma o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
“Esse momento é importante também para resgatar a autoestima dos itabiranos, para permitir o funcionamento de um bem cultural necessário para a fruição e o aprendizado e, acima de tudo, a livraria Clube da Leitura será um atrativo a mais para quem visita Itabira permitindo o mergulho no berço cultural que inspirou nosso poeta Carlos Drummond de Andrade”, destaca o prefeito Marco Antônio Lage.
O espaço conta com um amplo acervo de livros, além de um espaço de café, onde as pessoas poderão desfrutar de diversificadas opções enquanto leem um livro.
Para o prefeito Marco Antônio Lage: “Itabira é uma cidade que tem a literatura no sangue. Não só por Drummond, mas por diversos outros escritores que aqui nasceram ou viveram. E uma cidade literária precisa cuidar de suas livrarias, esse segmento, hoje, tão raro. Com essa mudança, o Clube da Leitura ganha novo fôlego. Ao mesmo tempo, traz nova vida para a FCCDA. São desejos que se casam e que fortalecem a nossa missão de expandir a cultura em Itabira”, complementa.
Segundo Juliana Naves(aniversariante do dia), proprietária da livraria, essa oportunidade foi um divisor de águas na história da Clube da Cultura. “Vir para a galeria da FCCDA não só traz um novo ambiente, como também um novo conceito, porque hoje eu consigo olhar pra trás e entender que pra uma livraria física sobreviver ela terá que se estabelecer como um local de encontro e lazer”, conta.
Serviço: A Livraria Clube da Leitura fica aberta de segunda a sexta, entre 9h e 19:30h e aos sábados das 9h às 16h
- VAR(Valério Adélio Rosa) com informações do sitio da FCCDA