VAR
O município de Itabira é oficialmente a Capital Estadual do Tropeirismo, e não é por acaso, isso é trabalho de muitos que além reconhecerem a importância do Tropeiro para o desenvolvimento do Município,fizeram questão de transformarem em leis ,fatos que a política partidária ou marqueteiros de plantão insistem em negar.
O Museu do Tropeiro em Ipoema ,inaugurado em 2004 é uma homenagem aos condutores de tropas. Ele registra a história dos tropeiros e sua cultura. Conta com um rico acervo com mais de 500 objetos, tais como vestimentas de tropeiros, bolsas de viagem, peças de montaria, dentre outros
Distrito de Ipoema
É um pacato distrito da cidade de Itabira, repleto de atrativos turísticos como cachoeiras e trilhas, além da típica e deliciosa culinária mineira. Recebeu, em 2013, o título de Capital Estadual do Tropeirismo e faz parte do Circuito de Ouro de MG.
Até as 13:30 h do dia de hoje, nenhum órgão público fez menção à data.
As LEIS
As leis N.° 3.864, DE 28 DE MARÇO DE
2005. que Institui o “Dia Municipal do Tropeiro” e
N.° 4.271, DE 15 DE JULHO DE 2009.
Institui a “Semana Municipal doTropeiro”
Art. 1°. Fica instituido o“Dia Municipal doTropeiro”, a ser comemorado, anualmente, no dia 29 demarço.Parágrafoúnico.OMunicípioregistraráoficialmente adata, promovendoatividadesparacontribuir para a divulgação e valorização doDiaMunicipal do Tropeiro.
….
Art.10. Fica instituídaa“Semana Municipal doTropeiro”, a ser comemorada anualmente no período de 29 de março a 4 de abril.Parágrafo único. A programação a ser desenvolvidadurante a semana comemorativa instituída por esta Lei será definida pelos seguintesórgãos municipais:e Turismo;1 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento EconômicoII – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento;Il1 – Museu do Tropeiro.
clique no link em seguida e veja as leis na íntegra:
VAR Valério Adélio Rosa