Ecoturismo o desenvolvimento de Itabira também passa por aqui

Apoio para turismo e Cicloturismo de Natureza:

VAR*

Mapa Criado por Roneijober Andrade para “nortear o TURISMO”

Em 18 de janeiro de 2020, o distrito itabirano de Ipoema recebeu oficialmente um novo Museu do Tropeiro, isso porque durante quase um ano o importante museu passava pela sua primeira grande reforma. Coincidentemente o prefeito Ronaldo Magalhães entregou o museu no momento em que o distrito dava mais um passo para o sucesso do vilarejo, em 2003, o mesmo Ronaldo inaugurava na Estrada Real, naquele momento o Senac a comunidade, a prefeitura e Instituto Estrada Real iniciavam importante trabalho para desenvolvimento econômico e sustentável do distrito.

…em 2020, Ronaldo entrega o museu com algumas novidades como por exemplo um espaço dedicado a literatura e a mulher tropeira, mais precisamente nossa saudosa dona Arlinda e ainda um espaço em homenagem aos tropeiros Onelvino Coelho e Ildeu Oliveira.FOTO:ASCOM/PMI

O Museu do Tropeiro em Ipoema é referência na Estrada Real- foto: VAR*

Naquele instante a turma do Turismo Inteligente participava do “curso” inédito,a comunidade, a prefeitura e o Sebrae uniram esforços, inclusive financeiro, para melhorar o Turismo e o Desenvolvimento Econômico de Ipoema.

Reabertura do Museu do Tropeiro reforça importância do turismo para o desenvolvimento de Itabira

A força do turismo e como a atividade pode ser relevante para a diversificação da economia de Itabira foi o tom do discurso do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, durante a reabertura do Museu do Tropeiro, em Ipoema, na noite do sábado (25/09/21). O chefe do Executivo traçou planos para a região dos distritos e reafirmou a pretensão de asfaltar a rodovia que interliga Ipoema e Senhora do Carmo.

DISTRITO DE SENHORA DO CARMO FOTO: VAR*

O Museu do Tropeiro estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada. O equipamento cultural conserva relíquias dos viajantes que contribuíram para a história de Minas Gerais. São aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. Neste início, as visitações ainda serão limitadas a grupos de dez pessoas, sempre de terça a domingo.

“Sem dúvidas, é um momento que reapresenta uma mudança de rumos para o Museu do Tropeiro. A gente enxerga esse equipamento como um fomentador da economia criativa aqui na região dos distritos”, disse a gerente do Museu, Tayane Campos, ipoemense e neta de um tropeiro que percorreu Minas Gerais.

Marcos : em setembro de 2021 o prefeito abre novamente o Museu- FOTO:ASCOM/PMI
Tayane Campos com o berrante, DIRETORA DO MUSEU gestão do Marco :
“Sem dúvidas, é um momento que reapresenta uma mudança de rumos para o Museu do Tropeiro. A gente enxerga esse equipamento como um fomentador da economia criativa aqui na região dos distritos”, disse a gerente do Museu, Tayane Campos, ipoemense e neta de um tropeiro que percorreu Minas Gerais.foto: VAR*
Senhora do Carmo é o distrito do equilibrio no Turismo-foto: VAR*

O distrito Senhora do Carmo é junto com Ipoema a “caixa d’água” de Itabira, além das belezas naturais, os principais rios SANTANA e TANQUE terão papel importante no abastecimento de água da sede ITABIRA.

Itabira sede terá nos próximos anos de captar águas nos distritos para sobreviver
foto: VAR*

Rio tanque: a solução hídrica para o desenvolvimento de Itabira

foto: VAR*

SERRA dos Alves tem CAT e já é a referência na SERRA do CIPÓ

O CAT de Serra dos Alves foi entregue à comunidade na gestão do prefeito Ronaldo Magalhães, em 1º de agosto de 2020, idealizado pra funcionar também como uma espécie de portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó e ponto de apoio para aqueles que visitam a zona rural, além de beneficiar a comunidade local com cursos e capacitações relacionadas ao turismo e ao empreendedorismo.

O idealizador, Ticorico, cita que a região “tem trilhas para todos os gostos, desde estradinhas de terra em meio a florestas de eucaliptos, florestas naturais ou single track no cerrado”FOTO: ASCOM/PMI

Serra dos Alves está no mapa de outro projeto importante, concebido pelo itabirano Antônio Gonçalves, o “Ticorico”, e tornado possível pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) quando Priscila Martins da Costa, foi secretária de Meio Ambiente. Esse é o Projeto Bikestation – Circuito de Bicicleta entre Parques.

A proposta interliga e explora trilhas de parques, unidades de conservação e atrativos naturais. Ao longo dos trajetos foram instalados infraestrutura para descanso e estacionamento de bicicletas, painéis informativos, totens de orientação.

FOTO: ASCOM/PMI


O circuito começa no CAT do Parque da Água Santa, na sede do Município, e conecta, por exemplo, o Parque Natural Municipal do Intelecto, o Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque (Serra dos Alves), a Reserva Biológica Mata do Bispo e o Parque Natural Municipal Ribeirão São José, entre outros destinos.

FOTO: ASCOM/PMI

O idealizador, Ticorico, cita que a região “tem trilhas para todos os gostos, desde estradinhas de terra em meio a florestas de eucaliptos, florestas naturais ou single track no cerrado”. “Os percursos mais leves podem variar de 6 a 30 quilômetros ou longas jornadas de pedal pelas montanhas mineiras”, continuou.

FOTO:ASCOM/PMI


O Bikestation saiu do papel com recursos do Fundo Especial para a Gestão Ambiental (FEGA) e foi executado pela empresa Engeita Engenharia.

FOTO:ASCOM/PMI

A nova Usina Ribeirão São José

Com acesso a partir da estrada MGC-120, que interliga Itabira a Nova Era, o Parque Natural Municipal do Ribeirão São José teve um amplo cronograma de obras.

FOTO:ASCOM/PMI

O principal alvo foi a restauração do belo complexo arquitetônico da Usina Hidroelétrica de Itabira, erguida no começo do século passado.

FOTO:ASCOM/PMI

A Prefeitura de Itabira realizou a estruturação do parque para receber visitantes, com a reforma das edificações da Usina e de sua sede administrativa, além da implantação de guarita, iluminação e paisagismo, calçamento do acesso interno e das trilhas que levam à cachoeira.

Patrimônio histórico de Itabira, com construção datada em 1915, a usina do Ribeirão São José foi oficialmente entregue à comunidade no domingo (12/12/2021), agora com o nome de Parque Natural Municipal Ribeirão São José. O atrativo passa a ser uma opção de lazer aos itabiranos, além de atração turística, capaz de promover desenvolvimento econômico e social para comunidades vizinhas.

A concepção do Parque Natural é fruto de um trabalho integrado entre as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura. Durante meses, também com apoio do vereador Júlio Contador, os integrantes dessas pastas conversaram com moradores, estudaram modelos de atrativos turísticos e desenvolveram o projeto que se encaixa no perfil do Ribeirão São José.FOTO:ASCOM/PMI
o prefeito Marco Antônio Lage destacou a versatilidade do parque e seus impactos positivos para o município. “É um espaço maravilhoso, com uma usina histórica. Um entrega que era aguardada pela comunidade, de valor histórico, ambiental e social. Finalmente está aberto para a comunidade, para as escolas e para os turistas, para que cada um, cada qual a seu modo, possa usufruir de todas as possibilidades que esse parque pode oferecer. E, com ele, o lançamento de projetos ambientais que oferecem preservação do nosso ecossistema. Garantias importantes que uma cidade mineradora precisa desenvolver”, afirmou o prefeito.foto: VAR*
CACHOEIRA ALTA – foto: VAR*
Queda dágua de aproximadamente 110 metros, que jorra de um paredão rochoso, possibilitando a prática de “canyoning”. A vegetação ao redor é composta por mata de galeria e árvores de pequeno porte. A paisagem é muito bonita, pois em sua parte alta há mais duas quedas: Cachoeira do Meio e do Patrocínio Amaro. 
 o Morro Redondo, que possui 1.221 metros de altitude. De seu mirante, é possível contemplar a bela paisagem ao redor e avistar várias localidades da região, como Serra dos Alves, Senhora do Carmo, Ipoema, Itabira e Bom Jesus do Amparo. FOTO: STAEL AZEVEDO
No alto do morro, fica a Capela do Senhor do Bonfim, que possui arquitetura contemporânea e belos monumentos em seu interior. Lá acontecem tradicionais festas religiosas que reúnem peregrinos da região, como a de Santa Cruz (realizada no mês de maio).foto: VAR*
NATUREZA FORTE- nos distritos é comum ver imagens como esta -foto: VAR*
Que tal fazer uma turnê pela cidade na Jardineira ???
foto: VAR*

SERVIÇO: ONDE FICAR

A Pousada que o VAR* Recomenda

A Pousada Pedra que Brilha está localizada em Ipoema, Distrito de Itabira/MG, a 1,5 km do Centro, sentido Nossa Senhora do Carmo.  Com inicio de suas atividades em abril de 2009, a Pousada Pedra que Brilha, em Ipoema, possui uma bela área natural ao seu redor, piscina com cascata e área gramada, com rede de peteca.  Atualmente, possui vinte suítes classificadas em STANDARD, LUXO (com varanda e ar condicionado) e SUPER LUXO(com varanda, hidromassagem e ar condicionado).  Equipadas com cama de casal king size, frigobar, TV LCD e ventilador.  Ipoema está localizada a 86 quilômetros de Belo Horizonte e a 42 quilômetros de Itabira. É conhecida pelas belas cachoeiras, festas típicas, como a tradicional Roda de Viola aos sábados de lua cheia, cavalgadas e pelo famoso Museu do Tropeiro, que retrata a origem e história dos tropeiros da região.  Conheça a Pousada Pedra que Brilha, um espaço para descanso e lazer junto à natureza, com a qualidade que você merece. 

CLIQUE no link a seguir para maiores informações:

http://www.pousadapedraquebrilha.com.br/novo/

ou siga no INSTAGRAN:

https://instagram.com/pousadapedraquebrilha?utm_medium=copy_link

VAR* Valério Adélio Rosa