Discussão sobre danos gerados por barragens volta à pauta da Comissão de Saúde

Nesta quarta-feira (8), a partir das 10 horas, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para discutir com convidados a necessidade de uma política estadual de atenção à saúde das populações atingidas por barragens no Estado.

Rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho fez com que a discussão sobre proteção aos atingidos ganhasse ainda mais relevância – Acervo ALMG

O debate, requerido pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), será no Auditório José Alencar, que fica no andar térreo do Palácio Inconfidência.

Segundo o deputado, a audiência atende a um pedido da promotora do Ministério Público, Vanessa Campolina Horta, para analisar com o Legislativo a questão dos atingidos pelo rompimento de barragens em Minas Gerais.

“Com prontidão acatei o pedido da audiência pública, para sabermos a real dimensão e tomarmos as ações necessárias para o bem-estar da população atingida”, disse Arlen Santiago.

No encontro, deverão ser discutidas estratégias de prevenção e enfrentamento aos potenciais danos à saúde humana gerados pelas barragens. Entre os convidados que já confirmaram presença estão representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde).