COMEÇOU!!II Flitabira promove oficina gratuita de produção cultural, em parceria com a Unifei

No primeiro Flitabira os visitantes eram recebidos com este painel próximo à Catedral -Foto: VAR*

VAR*

O II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) realiza, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira –, a “Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições”. Voltado para produtores e agentes culturais da região, o curso oferece 30 vagas e será ministrado por Jhonathan Nicoletti. Ao fim, cinco participantes serão selecionados para trabalhar como assistentes de produção do II Flitabira durante os dias em que ocorre o evento. A oficina é gratuita e acontecerá entre 24 e 28 de outubro, segunda a sexta, das 19h às 21h30, no Museu de Itabira.

Ministrada por Jhonathan Nicoletti, que coordena a produção do Flitabira, a “Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições” tem o propósito de incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre produtores e agentes culturais, com exemplos práticos e dinâmicos. Nela, serão analisados cases reais de eventos, de grandes e pequenos formatos, seus erros e acertos. Além de formas de captação no Brasil e exterior, a oficina vai apresentar quais são os produtores atuais, a melhor forma de se aproximar para captações e quais são as ferramentas de controle e gestão da produção executiva. Ao fim da oficina, serão emitidos certificados para os participantes assinados pelo Flitabira e pela Unifei.

Jhonathan-Nicoletti-foto-Daniel-Bianchini – Divulgação Flitabira

Acesse aqui o formulário para se inscrever na “Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições”.

As vagas são limitadas. 

Sobre o oficineiro Jhonathan Nicoletti:

Jhonathan Nicoletti é produtor executivo especializado na circulação de espetáculos teatrais, musicais, óperas, exposições fotográficas, artes plásticas e festivais literários. Foi responsável por exposições como “Daniel Mordzinski” (2014 e 2015, no Grande Hotel de Araxá), “Fernando Rabelo” (2018, no Grande Hotel de Araxá), “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond” (2021, exposição desenvolvida com obras de Cândido Portinari e textos de Carlos Drummond de Andrade para a primeira edição do Flitabira) e Muros Invisíveis (2022, em Araxá). Desde 2014, participa da produção geral do Festival Literário de Araxá, que chegou, em 2022, à sua décima edição, ocupando o posto de segundo maior festival literário do país. Foi responsável pela produção executiva do Pavilhão Portugal, convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022. Atualmente, reside em Milão, na Itália, onde presta serviços como freelancer para a Fondazione Ricardo Catella, gestora direta do projeto BAM Milano (Biblioteca degli Alberi) e foi selecionado para o Master In Performing Arts, 8ª edição, organizado pela Academia do Teatro alla Scala em parceria com a Universidade Polimi Milano.

jornalista Afonso Borges acompanhado do Prefeito Marco Antônio lage e da representente do Instituto Cultural Vale na abertura do primeiro FLITABIRA

Sobre o Flitabira

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Os Shows musicais da I Flitabira encantaram o público na Praça do Centenário, a Itabirana Ana Coutinho se apresentou. Foto VAR*

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, na edição anterior foi Montada Livraria em frente o Museu de itabira – Foto VAR*

Serviço:

Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições

Período: 24 a 28 de outubro, segunda a sexta, das 19h às 21h30

Local: Museu de Itabira (Praça do Centenário, 116, Centro. Itabira-MG)

Telefone de contato: 31 3839 2992

Mais informações no website www.flitabira.com.br

 

VAR* Valério Adélio Rosa

 com Informações para a imprensa de 

jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367