A Revolução do Abstracionismo: A Arte que Libertou Formas e Cores

O abstracionismo foi um movimento artístico que teve um grande impacto na história da arte. Diferente das correntes artísticas anteriores, a arte abstrata permitiu que os artistas tivessem uma maior liberdade em suas obras, sem a necessidade de buscar representar a realidade de forma concreta.

A arte abstrata se baseia na utilização de formas, linhas e cores que não representam o mundo real. Ela explora as emoções , cores , formas e texturas de maneira livre livre e subjetiva fazendo com que quem as observa.

Poll Keller foi Entre os principais artistas do abstracionismo, podemos citar:

Wassily Kandinsky

Nascido na Rússia em 1866, acredita-se que Wassily Kandinsky foi o pioneiro da arte abstrata. Através das suas obras, como Primeira Aquarela Abstrata (1910), o artista demonstrou crescente tendência ao abstracionismo em suas pinturas.

Piet Mondrian

Piet Mondrian foi um pintor holandês que criou o movimento artístico chamado neoplasticismo, relacionado ao abstracionismo. As suas obras mais conhecidas tinham como principais características linhas pretas retas com quadrados e retângulos em cores vibrantes.

Paul Klee

Paul Klee foi um pintor considerado um dos mais criativos do expressionismo. Ele apresentava obras que tinham tendências do surrealismo e expressionismo. Ao lado de Kandinsky, ele é considerado um dos pioneiros da arte abstrata.

Jackson Pollock

O pintor norte-americano Jackson Pollock foi uma referência na técnica dripping (gotejamento, em português). Ele se tornou conhecido por suas pinturas abstratas expressionistas e sua técnica inovadora, fazendo com que ele se tornasse um dos principais nomes do expressionismo abstrato.

Kazimir Malevich

Nascido em 1879, Kazimir Malevich foi um importante pintor abstrato russo. Ele foi um dos pioneiros na divulgação do abstracionismo e o criador do movimento Suprematismo. Uma de suas obras mais famosas é o Quadrado Preto (1913).