Sábado 24 de maio, Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), Palco de um dos encontros mais especiais da música brasileira. Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto um concerto gratuito em uma noite que reuni públicos de todas as idades para celebrar a cultura brasileira em um dos cenários mais emblemáticos do país.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura de Ouro Preto, o espetáculo revisita a obra de Alceu em arranjos sinfônicos criados por Mateus Freire, direção de cena de Paulo Rogério Lage e regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol” e “Como Dois Animais”ganham arranjos de Mateus Freire, combinando a força da música popular com as cores de uma das mais queridas orquestras do país.
“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto.
Alceu Valença destaca a experiência como uma redescoberta de sua própria obra. “A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, diz o cantor.
A parceria entre o cantor pernambucano e a formação mineira teve início em 2012, e desde então tem conquistado plateias por onde passa. Com dois discos registrados — Valencianas(2014) e Valencianas II (2022) —, o projeto une a força poética e popular da obra de Alceu com a criatividade dos arranjos sinfônicos da Orquestra.
Em 2025, a parceria também ganhou os palcos da Europa, com uma turnê que passou por sete cidades — entre elas Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim —, com ingressos esgotados e críticas entusiasmadas, confirmando a força dessa fusão.
“O sucesso da turnê europeia mostra como essa união é capaz de atravessar fronteiras. É um projeto que respeita a essência da música brasileira e, ao mesmo tempo, a reinventa com frescor e sofisticação”, afirma Toffolo.
A apresentação em Ouro Preto integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra, que em 2025 realiza uma série de ações e concertos especiais pelo Brasil e no exterior. O concerto também celebra os cinco anos do Instituto Cultural Vale, uma das principais instituições de fomento à cultura no país.
“Para o Instituto Cultural Vale, é uma honra celebrar nossos cinco anos com um projeto que valoriza a música brasileira e promove o acesso à cultura de forma democrática. Levar um espetáculo como esse a uma praça histórica como a Tiradentes é uma forma concreta de conectar patrimônio, arte e comunidade”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e também diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.
veja o Vídeo gravado ao vivo
VAR com fotografias e imagens
de Dinho Ouro Preto
informações de
:https://www.orquestraouropreto.com.br/site/alceu-em-ouro-preto/