
O Prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo abre o encontro de dois dias da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais em São João del-Rei. Ele é o atual presidente da Associação que conta com 36 cidades históricas de Minas.
Angelo Oswaldo é membro fundador da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e atual da entidade, Angelo Oswaldo de Araújo Santos é jornalista, escritor, curador de arte, advogado e gestor público. Está no quinto mandato como prefeito de Ouro Preto (2025-2028), após ter exercido o cargo entre 1993-1996, 2005-2008, 2009-2012 e 2020-2024. Foi secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais em duas ocasiões, no governo Itamar Franco (1999-2002) e no governo Fernando Pimentel (2015-2018). Exerceu, interinamente, o cargo de ministro da Cultura do Brasil, e dirigiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, além do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.
“Temos uma responsabilidade muito grande na preservação de nosso patrimônio. Então, temos liderar ações, unir esforços, buscar parcerias, conquistando apoios em ações dinâmicas que garantam a preservação e manutenção de todo o bem tombado que pertence ao povo brasileiro”, declarou com o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo.

Destaque do Encontro Regional 2025 será a ‘oficina de sineiros’, ofício preservado e registrado como bem imaterial.
Com inscrições gratuitas, Encontro Regional tem como foco central a formação e qualificação dos servidores municipais, na área de cultura e turismo
Objetivando estar cada vez mais próxima das gestões de suas cidades filiadas, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais lança seu Encontro Regional em 2025, visando qualificar, compartilhar experiências e buscar novas oportunidades e perspectivas para suas cidades.
O primeiro Encontro Regional da entidade terá como palco São João del-Rei, cidade histórica que vem se destacando nos últimos tempos como referência na cultura e no turismo do Estado de Minas Gerais. Todo o evento conta com o apoio da prefeitura de São João del-Rei e das cidades parceiras de Prados e Tiradentes.

O Encontro Regional
Com eventos trimestrais e itinerantes, a Associação busca com essa iniciativa decentralizar e interiorizar cada vez mais suas ações, se aproximando das gestões municipais em todo o Estado, trazendo para as cidades históricas novas perspectivas e apresentando tendências mundiais para o desenvolvimento do turismo local e regional, além do compartilhamento de projetos, experiências e novas gestões.
O foco dos encontros – realizados sempre em dois dias – é a formação e uma qualificação ainda maior dos gestores municipais, buscando sempre o desenvolvimento e o aprimoramento do turismo em cada cidade e região, conjugando com a potencialização de seus atrativos naturais, culturais, históricos, religiosos e culinários, além da preservação de seu patrimônio material e imaterial, e a divulgação permanente do destino turístico Cidades Históricas mineiras.
Os encontros regionais abordarão sempre as questões técnicas e legais das administrações municipais, focadas nas questões administrativas, além das leis de incentivo, ICMS do Patrimônio Cultural, questões legais e enquadramento de projetos de lei, entre outros temas de interesse comum das cidades históricas, como o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade; acessibilidade e a implantação do turismo de base comunitária.

Destaque do Encontro Regional será a ‘oficina de sineiros’, ofício preservado e registrado como bem imaterial do município de São João del-Rei, referência em todo o Estado de Minas Gerais. Para a realização da oficina, as cidades históricas estão enviando sineiros de seus municípios, para se aprimorarem nas técnicas e toques preservados em São João e assim formarem novos sineiros em suas cidades históricas e distritos, preservando a cultura dos sinos em Minas Gerais.
Outro destaque do Encontro será a assinatura do convênio com seis municípios históricos que farão parte do seleto grupo de cidades que compõem a Associação, sendo os municípios de Couto de Magalhães de Minas e Datas, no Vale do Jequitinhonha; Piranga na Zona da Mata Mineira; Grão Mogol, no Norte de Minas e Nova Lima e Raposos, na região Central do Estado.
Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais foi fundada em 2003 e hoje atua com 36 municípios mineiros. Os municípios pertencentes à Associação das Cidades Histórica de Minas Gerais somam juntos mais de 50% do patrimônio histórico tombado no Brasil.
Entre seus municípios estão três Patrimônios Culturais da Humanidade tombados pela UNESCO: Os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas.
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e em 2005 foi reconhecida como de utilidade pública pelo Estado de Minas Gerais.
Municípios Integrantes da Associação das Cidades Históricas
Baependi – Barão de Cocais – Bom Jesus do Amparo – Brumadinho – Caeté – Catas Altas – Cataguases – Conceição do Mato Dentro – Congonhas – Couto de Magalhães de Minas – Datas – Diamantina – Diogo de Vasconcelos – Grão Mogol – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária – Lagoa Santa – Mariana – Nova Lima – Ouro Branco – Ouro Preto – Paracatu – Piranga – Pitangui – Prados – Raposos – Sabará – Santa Bárbara – Santa Luzia – São Gonçalo do Rio Abaixo – São João del-Rei – São Thomé das Letras – Serro – Tiradentes.
Programação
Quinta-feira │ 22 de maio
Horário
Atividade
Palestrante(s) / Debatedor(es)
08h00
Recepção e credenciamento – café de boas-vindas
–
09h00
Sessão de abertura
Angelo Oswaldo (Presidente da ACH-MG) • Aurélio Suenes (Prefeito de São João del-Rei)
09h30
Palestra-magna: Gestão Pública Transformadora – Cultura e Turismo como Motores de Desenvolvimento
Anderson Cabido (Prefeito de Congonhas) • Debate: José Antônio (Prefeito de Tiradentes)
11h00
As Cidades Históricas no Palácio das Artes e o Palácio nas Cidades – Desafios da Gestão Cultural e Oportunidades de Negócios
Sérgio Rodrigo Reis (Presidente, Fundação Clóvis Salgado) • Debate: Eduardo Nascimento (Vice-Prefeito de Prados)
12h30
Intervalo para almoço (livre)
–
14h00
Criatividade e Projetos Culturais no Fomento ao Turismo
Wirley Reis (Presidente da FAOP, ex-prefeito de Itapecerica, Presidente Emérito da ACH-MG) • Debate: Debate: Caio Andrade (secretário de Cultura e Turismo de SJDR)
15h30
Leis, Licitações e Prestação de Contas – Entraves e Soluções para a Gestão Municipal
Mariana Nominato Silva (Adm. & Ciências Contábeis) • Gleicielly Jeane Silva e Pinto (Gestão Pública & Controle) •
Debate: Flávio Malta (Secretário de Turismo de Ouro Preto)
17h30
Assembleia Geral da ACHMG (evento restrito a municípios associados)
–
Sexta-feira │ 23 de maio
Horário
Atividade
Palestrante(s) / Debatedor(es)
08h30
Café da manhã
–
9h
10h30
Dinâmicas de Compatibilização entre a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Edificado e o Planejamento Urbano Contemporâneo: Estudo Aplicado em Paracatu
ICMS Cultural – Pontuação Eficiente e Boas Práticas
Igor Santos, prefeito de Paracatu
Alberis Mafra (Secretário de Cultura e Patrimônio, Diamantina)
Equipe técnica do IEPHA/MG • Luís Molinari – Diretor de Promoção Debate: Alexandre Mota (Secretário de Cultura e Turismo, Santa Bárbara)
12h30
Intervalo para almoço
–
14h
Por um Desenvolvimento Sustentável nas Cidades Históricas
Prof. Paulo Vieira (UFOP) • Debate: Ana Cristina Lima Silva (Secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Baependi)
16h30
Oficina de Sineiros – preservação e salvaguarda do toque de sinos
Mestre de Sinos de São João del-Rei
Informações
Local completo: Rotunda de São João del-Rei – Centro
Inscrições gratuitas para representantes de municípios associados; vagas limitadas para ouvintes externos