Itabira se despede do Vereador do Povo Zé Celso

Multidão Compareceu ao Centro Cultural durante velório

José Celso de Assis completaria hoje (21/11) 84 anos,ele morreu na madrugada de ontem e foi enterrado no final da tarde, no cemitério da Paz. O velório foi realizado no saguão do Centro Cultural, já que o prédio da Câmara está em obras. Nascido em 21 de novembro de 1940, o advogado e radialista foi vereador por sete mandatos , tendo com- pletado 32 anos no Legislativo itabirano. Ele morreu no início da madrugada, após um dia de atividades  normal com sua família. José Celso deixou a esposa Diná Valadares de Assis, seis filhos e 10 netos.

“Meu pai foi recolhido por Deus”

Nossa reportagem chegou no velório por volta das 14:30 horas e constatou o quanto Zé Celso era querido  muita gente do povo, políticos e familiares compareceram ao Adeus  a um homem  que deixa um legado como “Vereador Do Povo “ , entre os populares ouvimos muitas histórias sempre destacando que mesmo sem mandato o Advogado e Radialista  José Celso de Assis nunca abandou  as questões de quem o procurava, caridoso   e prestativo era considerado “ Pai dos Pobres , e principalmente Eterno Vereador  do Povo “.

O Bispo e também presidente da irmandade NSD enviou as condolências e abraço através do Padre

Por volta das 14:45 h o público entoou o hino da congregação Mariana, na sequência Rejane filha de Zé Celso fez um discurso emocionante lembrando que era: Momento de agradecer a Deus , por termos aqui na terra a oportunidade de conviver com Zé Celso ,

”Meu pai foi  não morreu de Infarto, meu pai foi recolhido por Deus… ele teve um dia de rotina normal, foi no aniversário da sua neta,dirigiu seu próprio carro e levou minha mãe pra casa , me ofereceu um copo de leite, depois foi deitar já era meia-noite, pouco depois minha Mãe me chama , Rejane corre aqui acho que seu pai Morreu, tentamos de tudo, mas posso dizer da forma que foi Meu pai Foi Recolhido por Deus,fica a dor da saudade , mas o agradecimento a Deus pela vida dele aqui entre nós…Oh pai descanse em paz….”

Durante a celebração de “ Corpo presente “ o Padre  emocionado disse que José Celso o procurou no dia 19 para conversar e que preparava as bodas de Diamante para celebrar os 60 anos de Casamento e a ainda: “Diná , eu trouxe aqui também o abraço do Bispo e Presidente da irmandade Nossa Senhora das Dores”

Respeito Admiração e Gratidão

Foram muitas as demonstrações de honra e gratidão ao trabalho do Vereador José Celso de Assis , presente no velório conversei com os ex- Prefeitos de Itabira , João Izael Querino Coelho e José Maurício Silva  e o Ex-Prefeito de Itambé do Mato Dentro, Wavel Dias Lage.


João destacou entre muitas outras coisas o intermediação do Vereador Zé Celso junto ao ex Vice-presidente da República  José de Alencar


“ foram muitos encontros em Brasília e graças ao trabalho de Dr. José Celso  e também sua proximidade ao então vice-presidente da República ,eles eram do mesmo partido, o nosso governo conquistou a UNIFEI, Itabira precisa saber disso viu, tenho até fotografias de algumas das reuniões” disse João .

José Maurício Silva   Destacou protagonismo político

“ ele sempre atuava em favor de Itabira Participou também ativamente, ao meu lado , na realização do I Encontro Nacional de Cidades Mineradoras, em agosto de 1984. Posteriormente, já com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, marcou presença diversas vezes em Brasília, defendendo os interesses de Itabira e de todas as cidades mineradas e ,ele era o tesoureiro da Associação Brasileira de Cidades Mineradoras”(ABCM).

Já Wavel Lage   Destacou a educação e o legado que Zé Celso deixou

“ ele era educado, prestativo , disciplinado, um político exemplar, deixa um legado , ainda bem que na família tem o Diguerê né…”se referindo a Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (MDB), que ocupa atualmente uma cadeira na Câmara e foi reeleito este ano para o seu quarto mandato.


O Presidente da Câmara  Heraldo Noronha e o Prefeito de Itabira Marco Antônio  Lage se manifestaram em suas redes sociais e a Prefeitura   Decretou  luto oficial de 03 dias.

Veja as Notas na Íntegra:

Falecimento do Dr. José Celso de Assis, Ex-Presidente da Câmara de Itabira e Reconhecido Advogado

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr.  José Celso de Assis, advogado de reconhecida trajetória profissional e ex-presidente da Câmara Municipal de Itabira. Seu legado de serviço público, ética e compromisso com a justiça será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Dr.  José Celso deixa um exemplo de dignidade, respeito e amor à sua família. Foi pai da Dra. Rejane Maria de Assis Bretas e avô do Vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva (Diguerê), aos quais estendemos nossas mais sinceras condolências neste momento de dor.

O velório ocorrerá hoje, 20 de novembro, das 11h às 16h, na Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade, em Itabira.

Que sua memória e seu legado tragam conforto à família e a todos os amigos que o admiravam. 

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Heraldo Noronha

Presidente da Câmara Municipal de Itabira.

Saiba Mais: Zé Celso Chegou a ser Prefeito interino de Itabira

José Celso de Assis , trabalhou na Vale em 1959 e foi quando começou a se interessar por política, ainda bastante jovem, segundo relatos dos familiares, sem no entanto se dispor a participar ativamente. Ele só viria a disputar sua primeira cadeira na Câmara em 1976, quando foi eleito, no dia 15 de novembro, e tomou posse no ano seguinte.

Eleito em 1982 para seu segundo mandato, ele ocupou a presidência da Câmara no biênio 1983 e 1984 e chegou a ocupar a Prefeitura, em substituição ao ex-prefeito José Maurício Silva (do antigo PMDB), por 21 dias. Ele ainda seria reeleito para o cargo nos anos de 1988, 1992 e 1996. O ex-vereador se formou em direito em 1989, pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas, de Divinópolis, quando passou a atuar como advogado.

Já no ano de 2000, ele disputou as eleições e obteve uma votação expressiva, mas acabou não se elegendo. Zé Celso retornou à Câmara na eleição municipal seguinte, em 2004, completando seu sexto mandato no legislativo e, em 2005, voltou a ocupar a presidência da Câmara. Zé Celso voltaria a ser eleito para a Câmara em 2008, obtendo a segunda maior votação entre todos os vereadores eleitos, 1.674 votos. Em 2012, o vereador decidiu que não voltaria a se candidatar e anunciou apoio a seu neto Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (MDB), que ocupa atualmente uma cadeira na Câmara e foi reeleito este ano para o seu quarto mandato.