Marcelo Freixo participa de audiência pública nesta segunda
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, em audiência pública nesta segunda-feira (8), o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. O objetivo da reunião, que será realizada no Plenarinho II, a partir das 14 horas, é justamente para que ele apresente as ações e políticas públicas da instituição voltadas para a promoção da cultura e para o segmento do turismo em Minas Gerais.
O requerimento que possibilitou a audiência é de autoria de cinco parlamentares, tendo a deputada Beatriz Cerqueira (PT) como primeira signatária. Também assinam o requerimento as deputadas Macaé Evaristo (PT) e Lohanna (PV) e os deputados Leleco Pimentel (PT) e Professor Cleiton (PV). A Comissão de Cultura é presidida por este último, tendo Lohanna como vice.
Também foram convidados para a reunião o deputado federal Rogério Correia (PT), o superintendente Regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, além de representantes de entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH) e Sistema Fecomércio MG.
Além dessas instituições, representantes do Carnaval de Belo Horizonte, da Liga Junina, da economia popular solidária, do congado e de outros setores culturais e que promovem o turismo foram convidados para relatar suas dificuldades e apresentar suas demandas ao presidente da Embratur.
Ex-deputado federal e ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo integrou a equipe de transição do presidente Lula e foi nomeado presidente da Embratur no início de 2023. Ele ficou conhecido em todo o País ao presidir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as milícias, entre outras investigações conduzidas no Legislativo fluminense, e por sua estreita ligação com a vereadora assassinada Marielle Franco, que foi sua assessora.
Entrada de turistas internacionais bate recorde em fevereiro
O turismo representa atualmente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, daí a importância da Embratur. Na gestão de Marcelo Freixo, a estratégia da Embratur tem sido promover o Brasil no exterior como o País da diversidade. E ela parece ser bem-sucedida, já que nesta semana a própria instituição divulgou com grande repercussão que turistas internacionais deixaram no Brasil, no mês de fevereiro de 2024, US$ 673 milhões, o equivalente a R$ 3,4 bilhões na cotação do dia.
O valor apurado pelo Banco Central (BC) é o mais alto da série histórica para o período até agora. Em relação a fevereiro de 2023, quando os gastos dos visitantes estrangeiros foram de US$ 530 milhões, o crescimento foi de 26,9%. O último recorde tinha sido batido ainda em 2018, antes da pandemia de Covid-19, quando visitantes internacionais gastaram no Brasil, durante o mês do Carnaval, US$ 611,5 milhões. O recorde deste ano supera o número anterior em 10,1%.
“Esse resultado consolida uma tendência de crescimento que começou no ano passado. Em janeiro, batemos recorde histórico e agora, em fevereiro, não só batemos o recorde, como aumentamos significativamente a diferença do melhor resultado até então. O turismo gera emprego e renda lá na ponta, nos municípios, e é um setor majoritariamente de pequenas empresas. Isso representa mais desenvolvimento para as famílias e mais dinheiro circulando na economia”, disse Marcelo Freixo.
Presidente da Embratur
No acumulado dos dois primeiros meses, que somam o verão brasileiro e o Carnaval, a entrada de divisas estrangeiras foi de US$ 1,47 bilhão, crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2023, quando o valor foi de US$ 1,13 bi. No total, foram US$ 340 milhões a mais, sendo o melhor bimestre do setor do turismo da série histórica.
O mês de fevereiro também teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais de todos os tempos, conforme divulgado pela Embratur no final de março. Foram 833.306 visitantes do exterior no período, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no País 755.842 turistas. E no acumulado dos primeiros dois meses, o registro de entradas de visitantes do exterior ficou em 1,79 milhão.
A soma de janeiro e fevereiro é 3,64% maior que o 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2023. A chegada de turistas do Chile e da França foram as que apresentaram o maior crescimento no mês, de 77,7% e 49,1%, respectivamente. Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil.
Embratur tem quase 60 anos de existência
Segundo informações do portal da Embratur, ela foi criada em 1966 como Empresa Brasileira de Turismo, então vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio. A partir da criação do Ministério do Turismo, as atribuições da Embratur foram direcionadas exclusivamente para a promoção do Brasil no exterior.
Em 2020, foi transformada em agência de serviço social autônoma, de direito privado, assim como os integrantes do Sistema S. Essa mudança deu mais autonomia e agilidade à Embratur para a atração de turistas estrangeiros, incluindo a divulgação da chamada “Marca Brasil” em todo o mundo, a partir da captação de recursos privados.
A Embratur tem como responsabilidade a promoção internacional dos destinos brasileiros e a manutenção da imagem do País perante os mercados estrangeiros. Para isso, cabe à agência formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior.