Ministra da Igualdade Racial se reúne com parlamentares na Assembleia
A criação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural e da violência política contra as mulheres pautaram encontro entre parlamentares e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (24/10/23). Ela é a nona integrante de um ministério federal a se reunir com deputadas e deputados do Parlamento mineiro em 2023.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), lembrou o constante diálogo com a União e reafirmou o compromisso do Legislativo com as pautas defendidas pela ministra. Anielle Franco, por sua vez, agradeceu a abertura política da Assembleia e ressaltou a relevância de Minas, que conta com a terceira maior população quilombola do País.
A 1ª vice-presidente, deputada Lenina (PT), salientou que a presença de Anielle Franco, uma mulher negra e combativa, vem para dar coragem às lutas necessárias diante do contexto de negação de direitos à população negra no Estado. O acesso à água, à energia elétrica, aos serviços públicos básicos, ainda não é efetivo nos territórios tradicionais, afirma a parlamentar.
Já a deputada Andréia de Jesus (PT), presidenta da Comissão de Direitos Humanos, destacou que o seu mandato e de outras mulheres na ALMG são atravessados pela violência de gênero, política e racial. A parlamentar lembrou episódios em que ela recebeu graves ameaças à sua vida em redes sociais. Ela destacou ainda que os ataques guardam grande semelhança aos sofridos pela irmã da ministra, a então vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março de 2018.
A própria ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, acionou o Ministério da Justiça, em setembro deste ano, para apurar ameaças e ataques de ódio dirigidos a ela nas redes sociais. Ela também pediu proteção policial e escolta enquanto durarem as ameaças.