Movimento Pró-Vidas discute melhorias imediatas na BR-381

O Movimento Pró-Vidas obteve êxito nas reuniões na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras – Seinfra e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em relação ao gargalo da saída de Belo Horizonte. Membros do movimento participaram de duas reuniões no último dia 24.

 

Integrantes do Movimento Pró Vidas da BR-381 realizou dois encontros e discutiu gargalo na saída de BH

 

A primeira reunião contou com o Secretário de Infraestrutura e Obras, Pedro Bruno, ocasião na qual reivindicaram que as obras do Anel Metropolitano comecem pelo entroncamento com a BR 381 e com isso possa dividir o fluxo de veículos que irão seguir pela BR no sentido da capital, como quem estiver se dirigindo a Contagem, Betim, Vespasiano, São Paulo ou Brasília.

A pauta recebeu o apoio do secretário, mas Pedro Bruno frisou que a demanda demora um pouco para ser atendida, afinal o processo é lento. Foi feita a concessão, mas ela ainda está em processo de obtenção da licença ambiental e desapropriação e só após, teremos as obras.

 

Faixa adicional entre Anel Rodoviário e posto da PRF

 

Movimento Pró Vidas da BR-381 obteve aceite de propostas na última segunda

 

Como solução rápida para o grande número de congestionamentos na saída de BH, o movimento aposta na construção de uma terceira faixa “móvel” no trecho entre BH e o posto da PRF. A ideia é que a pista possa ter a direção invertida, de acordo com a movimentação diária de tráfego. A proposta foi apresentada em reunião, também nesta segunda-feira (24), no (DNIT).

“De imediato, precisamos resolver a saída de BH. Antes, o local tinha congestionamento nos fins de semana e feriados, mas, agora, o engarrafamento é constante. Precisamos ressaltar que o engarrafamento gera morte porque o motorista quando sai costuma correr para compensar o atraso na rodovia perigosa. Pacientes do interior correm risco devido a demora no trecho. Sem contar com o preço dos fretes que aumenta, tendo em vista que a viagem de 2 horas tem aumentado para 5”, reclama o coordenador do movimento Pró -Vidas da BR- 381, Clésio Gonçalves.

Após o encontro, ele disse que, na reunião, o superintendente do DNIT, Antônio Gabriel, se prontificou a trabalhar nesse sentido e fazer uma pista adicional. Para isso, devem ser feitos estudos técnicos e análise sobre eventual conflito da obra com o edital de concessão do trecho da rodovia.

Melhorias imediatas e período de chuvas

 

Membros do Movimento Pró Vidas dizem estar otimistas com resultados de reuniões e resposta do governo

 

“O superintendente do (DNIT), Antônio Gabriel chegou recentemente do Mato Grosso para assumir a superintendência de Minas Gerais e, antes mesmo de tomar posse, fizemos contato telefônico com ele mostrando a situação da BR-381. Independente da duplicação a Agência Nacional de Transportes Terrestres  [ANTT], que é responsável pela concessão, precisamos do apoio dele nas melhorias, de imediato”, frisou o movimento.

O Toninho (atual presidente do Setcemg) entregou um estudo com trechos mais críticos que necessutam de recuperação urgente e o professor Vespa de Timóteo também entregou um documento solicitando a solução para um trecho da estrada também.

Na reunião, ele demonstrou sua preocupação e disse que já tinha feito duas viagens pela BR, comprovando o que havíamos dito a ele. Em função disso, informou que já estaria providenciando mudanças nos contratos de manutenção da 381 (com mais recursos), para poder atender as demandas da “Rodovia da Morte”.

 

Movimento Pró Vidas conheceu propostas de alterações e melhorias previstas para a BR-381