Demanda histórica dos agricultores locais também foi atendida, com início das obras do Salão do Agro
VAR*
Um dia de alegria e de conquistas marcou a inauguração do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo, na região central do estado, nesta quinta-feira (22/6). O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, participou do evento.
“Era um sindicato que passou um tempo adormecido, não estava atuando e hoje estamos aqui inaugurando essa sede, o que é muito importante porque nos mostra que com união e planejamento os produtores rurais seguem avançando e fazendo uma Minas melhor”.
Na nova sede serão realizados cursos promovidos pelo Senar Minas, reuniões entre os membros sindicalizados e, ainda, toda a prestação de serviços aos agricultores do município.
“O Sistema Faemg vai estar presente, junto com o nosso Senar, ensinando e ajudando o homem do campo para que ele possa continuar evoluindo e melhorando suas produções”, afirmou o presidente Antônio de Salvo.
Para o presidente do sindicato, Wanderlei dos Santos Ribeiro, após a inauguração, a associação entrará em novo momento, de completa renovação, pois a sede é a “casa do produtor rural”. “É um momento único para nós porque junto de parcerias como a Asprocem – Associação dos Sindicato dos Produtores Rurais de Centro de Minas – e a Faemg, nós vamos trazer melhorias para região. Essa união é muito importante para nosso setor”, avaliou.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, enfatizou os recordes agropecuários nas exportações, no PIB do agronegócio e a retirada da vacina contra a febre aftosa. Além disso, Thales ressaltou a importância da inauguração da nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo para o desenvolvimento local.
“É uma conquista muito importante para o setor agropecuário da região. A Seapa, em parceria com a Faemg, trabalha visando sempre o protagonismo do produtor rural. Nós temos que trabalhar juntos, o setor público e o setor privado, para facilitar a vida do agricultor. Estamos sempre buscando gerar emprego, renda e dignidade para os produtores rurais mineiros”, disse.
Produtor rural há mais de 50 anos da região, Sebastião Coelho Jácome, acompanhou a programação. Entre as ações, ele destacou a palestra sobre o Mercado do Leite, com o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e integrante da diretoria do Conseleite, Jônadan Ma.
“O leite é essa mistura de altos e baixos na comercialização. Para caminhar bem nesse segmento tem que se preparar para não ser pego de surpresa, planejar tudo. Estamos bem avançados na propriedade, mas conhecimento nunca é demais. As falas foram muito esclarecedoras”, comentou o produtor.
Palestra : Mercado do Leite, com o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e integrante da diretoria do Conseleite, Jônadan Ma.
Salão do Agro
A quinta-feira também foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do Salão do Agro: Espaço de Convivência e Comércio do Produtor Rural, que contou com a participação do governador Romeu Zema. Antiga demanda dos agricultores locais, o local irá operar como um espaço para eventos voltados para o meio rural e também para comércio do produtor rural em suas diversas cadeias produtivas, contribuindo para a expansão dos negócios e geração de renda, por meio do consumo e valorização dos recursos da própria comunidade.
O Salão será construído no mesmo terreno da nova sede do sindicato. Com o início das obras dado pelo governador Romeu Zema, a previsão é de que o espaço comece a funcionar em 2024. Na ocasião, Zema destacou que o agronegócio em Minas está encontrando o seu caminho. “Temos conseguido todas essas melhorias graças aos pequenos produtores, que contam com a parceria do Sistema da Agricultura – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas instituições vinculadas Emater-MG, IMA e Epamig. Estamos no caminho certo, mas ainda temos muito o que fazer”, disse.
Zema ainda destacou os avanços agropecuários feitos em Minas Gerais, como a energia trifásica que, nos próximos anos, poderá ser acessada por todas as propriedades rurais do estado, além das recuperações nas estradas para melhorar o trânsito dos produtores e dar mais segurança aos agricultores.
Perfil agropecuário
De acordo com o último levantamento do IBGE, de 2017, a cidade de Bom Jesus do Amparo possui 287 empreendimentos agropecuários, enquanto a microrregião conta com 4,8 mil.
Na produção do município, o destaque é a pecuária, especialmente a leiteira, que atingiu um volume de 2,4 milhões de litros em 2021.
Segundo o Sindicato dos Produtores Rurais, as culturas de eucalipto, milho para silagem e banana nanica são os principais produtos agrícolas locais.
VAR* Valério Adélio Rosa com Informações de Jo Moreira/ASCOM Sistema FAEMG SENAR