Texto de Euclides Éder
A Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (Aifa) vai abrir inscrições para oficina que vai ensinar o processo de confecção das velas aromáticas. O prazo será entre terça-feira (26) e 6 de julho, na sede da Aifa, no andar superior do Mercado Municipal Caio Martins da Costa “Cobal”.
A oficineira responsável é Erileyde Lima e a qualificação será gratuita, porém, cobrando comprometimento dos participantes.
HISTÓRIA
As velas são fontes de luz que surgiram em Roma (ITA), em 50 mil A.C., e foram desenvolvidas matérias primas para a sua produção em vários países. Usam-se inúmeras matérias primas na fabricação, e na combustão de fragrâncias suaves, que agradam ao olfato. Na idade média foram transformadas em bastão, usadas nos salões de festas.
Mais recentemente, surgiu a necessidade de produzir velas que proporcionassem iluminação, conforto, e bem estar, ajudando até mesmo na saúde mental.
O sistema sensorial está conectado ao centro emocional do cérebro, provocando sensações diversas de conforto, no contato com as fragrâncias das velas aromáticas.
Foi pensando que o segmento vela aromática pode ser rentável, segundo a Aifa, o critério utilizado para escolher essa oficina, alavancar vendas e promover o empreendedorismo no artesanato criativo.
Para participar, basta ir à sede da Aifa presencialmente, com documentos pessoais, a partir de 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. A data projetada para começar a qualificação é 6 de julho, exatamente o último dia para as inscrições.
As vagas são limitadas, e haverá emissão de certificado para os concluintes da oficina de confecção de velas aromáticas, uma fonte de renda extra.
A Aifa fica na avenida João Pinheiro, 570, no Centro de Itabira.