Ainda sobre a Extraordinária da Câmara

#VAR

Juber, Vetão, Luciano,Carlos e Júlio oque disseram na Reunião Extraordinária da Câmara

Em Uma atitude de expressa Democracia elogiado até pela oposição, o Presidente da Câmara Heraldo Noronha convocou uma Reunião extraordinária com objetivo principal de despachar o Projeto de Lei n. 77/2022, do prefeito municipal: “Dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal no Município de Itabira/MG e dá outras providências”,

O vice-presidente Luciano Sobrinho com O Presidente Heraldo Original foto : VAR

Na Quarta matéria sobre o assunto o VAR traz agora oque disseram outros vereadores.

O vereador Luciano sobrinho dos Reis sobre o projeto disse que foram feitos, pela Comissão Temporária Especial, ajustes na redação do projeto, em decorrência da reunião realizada no dia anterior na Câmara. Frisou que era preciso que o texto estivesse claro, evitando-se dupla interpretação.

Luciano Sobrinho afirmou que a comunidade rural merecia ser atendida, lembrando que a gestão passada asfaltou alguns morros, tendo deixado licitadas algumas ações em tal sentido, as quais foram realizadas pela gestão atual. Disse que o dinheiro arrecadado por meio de impostos tinha que ser revertido em favor da população. Destacou que os vereadores não faziam oposição à cidade, pois atuavam em favor de toda a comunidade. Lembrou que o projeto foi recebido no final do ano passado,não tendo havido tempo hábil para sua análise pelos vereadores. Sugeriu a criação de um programa de incentivo ao pequeno produtor que não tivesse condições financeiras para se adequar às novas normas, a exemplo da alteração da estrutura física de seu estabelecimento.

O  vereador Roberto Araújo,( da auto escola)em aparte, disse que obras de recapeamento e de tapa-buracos consistiam o mínimo a ser ofertado à população. Disse que o prefeito não merecia receber agradecimento pelas obras feitas, pois usava o dinheiro que era do povo.

 

O Vereador Júlio Rodrigues ( da Combem) disse que foram feitas várias reuniões para formatação do projeto que se votava .Ressaltou que foram analisadas as Leis federais e estaduais para construção de uma norma municipal, permitindo, que,no final do ano de 2022, o projeto fosse enviado à Câmara. Destacou que muitas dúvidas foram sanadas durante a reunião realizada no dia anterior, informando que haveria um tratamento diferenciado aos produtores, segundo o volume produzido. Lembrou que havia a orientação de uma série de cuidados que deveriam ser tomados pelos produtores com os animais e com o produto obtido. Disse que era necessária a quebra de paradigmas na sociedade, pois muitos desejavam dar continuidade a práticas culturais familiares, mas teriam que se adaptar às novas normas de inspeção sanitária que se aprovava.

FOTO: site CMI

Colocou o ver. Júber Madeira que o projeto era

importante para alavancar a agricultura e a pecuária em Itabira. Disse que era estabelecido o

regramento para fiscalização, o que permitiria que os produtores oferecessem seus produtos a

consumidores regionais e até mesmo nacionais.

Foto: arquivos VAR

ver. Weverton Andrade manifestou sua satisfação perante a eficiente atuação da nova Mesa Diretora, que convocou reunião extraordinária para que a importante matéria fosse aprovada. Lembrou que na gestão municipal anterior o pequeno produtor foi “massacrado”, ao passo que o atual prefeito anunciava a pavimentação de diversos morros da zona rural. Falou que o produtor tinha o direito de ir e vir e de trafegar a todo o tempo nas estradas rurais levando suas mercadorias.Frisou que a pavimentação de estradas rurais beneficiaria ainda os demais moradores, elogiando o prefeito pela permissão de que os produtores, por meio do Consórcio, oferecessem seus produtos a um número maior de consumidores. Elogiou a postura responsável do atual Presidente da Câmara, o qual apoiaria durante o restante do mandato.

Foto : site da Câmara

ver. Carlos Oliveira que a boa situação das estradas rurais era necessária para o escoamento da produção, pedindo que a discussão fosse direcionada ao projeto em análise. Pediu que o Painel de Votações do Plenário fosse colocado em funcionamento, de modo a que o tempo de fala dos vereadores fosseobservado, evitando-se excessos.

FOTO : arquivo VAR

ver. Sebastião Leite que o projeto “faria a diferença” na cidade, beneficiando os produtores. Destacou que era preciso que a Prefeitura apoiasse os produtores que teriam dificuldade para se adequarem às novas normas.

ausentes os vereadores Marcelino

Guedes e Reinaldo Lacerda.

#VAR VALÉRIO ADÉLIO ROSA

Veja o vídeo de toda a Reunião no vídeo de VAR :

https://fb.watch/itSJwl85Gu/?mibextid=qC1gEa