Mostra que inicia hoje tem:Ouro,Triviral,Baldaia,Filhos da Serra e claro: CINEMA

#VAR

Itabira recebe a sexta edição da Pedra Que Brilha – Mostra de Cinema de Itabira, no período de 26 a 29 de janeiro, com exibição de longas e curtas-metragens, shows, exposição, oficinas e debates.

 

ÁUREA GOLD se apresenta 26 de janeiro – 20h – Quilombo Morro Santo Antônio e 28 de janeiro – 21h – Serra dos Alves Foto: divulgação PQB

OURO DE MINAS

Imagine uma cantora que tem mais de 40 anos de estrada musical. Com uma voz impressionantemente potente e uma presença de palco contagiante. Imagine que ela desfila várias nuances musicais: do samba ao pagode, do forró ao sertanejo, passando pela reinterpretação de clássicos da MPB e achando suas próprias pérolas autorais.

Imaginou?

Some ao talento uma dose dupla de garra e alegria, para um grande show em eventos privados, nas praças, nos teatros, nos bares, nos festivais.

Esta artista plural das Minas Gerais, reside em Itabira há vários anos e estará na Mostra de Cinema de Itabira. Seu nome vale quanto pesa: Áurea Gold!!!

BANDA TRIVIRAL

A Banda Triviral nasce do desejo de unir o conhecimento dos músicos Felipy Guiniu, Júlio Mengueles e Ronan Barbazul, afinal todos eles estão na estrada há mais de 20 anos. Esses amantes do rock carregam em suas bagagens uma vasta experiência e atuações renomadas no cenário da música local. Suas carreiras pautadas em diferentes referências artísticas fazem da Triviral um power trio potente voltado para um repertório recheado de reggae, pop e rock nacional, MPB e sucessos do rock internacional. Na ativa desde 2022, a banda se prepara para lançar seus trabalhos autorais e, assim como sugere o nome, ganhar rapidamente o cenário artístico de Itabira e região e contaminar o público com seu som vibrante, animado e cheio de energia contagiante.

Ronan Barbazul-Felipy Guiniu-Júlio Mengueles Tanta experiência de cada um dos três integrantes, faz com que os shows da banda TriViral sejam uma experiência divertida e contagiante que agrada todo tipo de público. foto : divulgação PQB
Conheça os integrantes
O vocalista e guitarrista Felipy Guiniu tem na voz grave e potente, com um alcance agudo incrível, como sua marca registrada. Começou a tocar violão aos 12 anos de idade e nunca mais parou. Como profissional, se dedica a apresentações de voz e violão desde 2006. “Meu primeiro show foi no antigo Espetão Gaúcho atendendo uma confraternização. Eu tinha 16 anos e, desde então, venho me apresentando em vários bares e casas de show em Itabira e região”. Ainda aos 16 gravou seu primeiro disco com músicas autorais voltadas para o heavy metal e rock progressivo. O cantor já participou de grandes eventos como o Festival de Inverno de Itabira, Festa do Vinho de Catas Altas, Tarde do Rock e vários outros. Como guitarrista e violonista já tocou com Áurea Gold, Sarah Oliveira, Clau Viana, Mircelaine Garandi e em bandas de rock e metal como Mad Line, Fita Izolante AyA de Belo Horizonte e em seu projeto com o repertório mais variado, Reggalia. Além disso, já foi laureado com uma Honra ao Mérito por um show voluntário no Hemominas de Belo Horizonte.
Júlio Mengueles é um baixista conhecido por seu talento, desenvoltura musical e popularidade no meio artístico. Entusiasmado, disciplinado, aplicado e alto astral, ele tem a versatilidade como principal assinatura. Sua carreira começou em 1997, com a conhecida banda Amantes de Juanita, tocando os sucessos do rock nacional. No ano seguinte, passou a integrar também a banda Caco de Vidro, focada no rock dos anos 70. De lá pra cá, Mengueles fez parte de outras bandas como Barba Blues (que percorreu diversas cidades da região), Valvulina e os Sobrinhos do Padre (dedicada ao resgate da história do rock itabirano) e Rivotrio (que lançou o primeiro CD em Serpa, Portugal e segue na ativa). Como músico desses projetos, o baixista teve a chance de abrir os shows de artistas como Lenine, Biquini Cavadão, Tianastácia, Pato Fu, Paralamas do Sucesso, entre outros. “Com a Triviral queremos fazer novos sons, aprender novos ritmos e produzir o autoral futuramente”.
Ronan Barbazul descobriu a paixão pela música aos 14 anos, quando começou a estudar bateria. Autodidata, dedicou parte de seus estudos ao rock, ingressando seus primeiros projetos musicais nas bandas Littlebugs e Combustão. Mais tarde, diversificou os estilos musicais. Entre 2009 e 2014, foi baterista da renomada Banda Cor, participação indispensável nos carnavais itabiranos. Paralelamente, dedicou-se à Banda K57, revelação do punk rock e do hardcore, com músicas estouradas nas rádios mineiras e paulistas e o primeiro álbum produzido pela gravadora JT Records. Como baterista profissional tocou com diversos artistas em Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Natal (RN). Entre os projetos que integrou estão as bandas Pavilhão Norte, Fim de Tarde, Los Herves, Ana Moreira e Roberto, Newton Baiandeira, Mauro e Michelle (Curitiba/PR), Ali e Rhuan (Curitiba/PR), Telo Borges e Zarzur (Belo Horizonte/MG), Fábio Brahn (Belo Horizonte/MG) Fabiano Lima (Belo Horizonte/MG), Sanny e Edu (Belo Horizonte/MG), Elayne Lima (Natal/RN), Mateus Mattje (Natal/RN), Pabllo Roytimans (Natal/RN), Danilo Tigre (Natal/RN), Jhessy e Leslie, Wesley e Elson, Miguel Oliveira, Fernando Cotonete, Nandy Xavier.

FILHOS DA SERRA

Jessé e Carlos Cabeça à frente e o Baterista Walisson Turíbio Os Filhos da Serra foto:Divulgação PQB

 

O encontro criativo de Jessé e Carlos Cabeça tornou-se mais intenso após a criação dessa nova proposta musical da qual pretendem seguir na apresentação de músicas que influenciam a trajetória dos dois, fundamentado no repertório canções inéditas de própria autoria e outras referências.

O formato também conta com o Baterista Walisson Turíbio. O espetáculo Filhos da Serra não se trata apenas de uma apresentação musical com músicas brasileiras, mas também performática, visto que os dois tendem a apresentar um diálogo construtivo abordando temas como a natureza, espiritualidade, o momento em que vivemos e a simplicidade de viver uma vida no meio rural da região de Itabira, tendo a música como fundamento e reflexo do cotidiano deles.

MAÍRA BALDAIA

 

Foto : Divulgação PQB

MaíraBaldaia é considerada uma das representantes da boa e novasafradecantautoresdoBrasil.Apontadaem uma seleção feita pela“Musicoteca” como uma “das incríveis mulheres que estão chamando aatenção e modificando os “tipos” e lugares da música brasileira.”Traz,como forças motoras em suas criações, a ancestralidade afro pop mineiraquecarregaeoseuolhardemulhercontemporânea.Artistamultifacetada,alémdeseu trabalho solo, Maíra Baldaia é atriz emespetáculos de teatro musical e campanhas publicitárias, é diretora decomunicação no projeto sociocultural Meninos de Minas e integra o GrupoTambor Mineiro, projeto idealizado pelo músico Maurício Tizumba, que étambém uma das participações especiais no CD e no DVD da artista.Maíra Baldaia apresenta versatilidade e identidade no palco, trazendopara a interpretação das músicas sua experiência multifacetada. Seus trêstrabalhos lançados – o EP “REMIX-SE”, o DVD “MAIS” e o CD “POENTE eoutras paisagens” – estão em todas as plataformas digitais, com destaquepara as faixas “Insubmissa”, “Só por um instante Remix-se” e o single“Tempoiô”quemostramarepresentatividadeeapersonalidademarcantesqueMaíraBaldaiaapresentaemseusarranjos,letras evideoclipes. Baldaia é pós-graduada em Comunicação e Marketing emMídias Digitais (Estácio de Sá), graduada em Teatro (UFMG/ Escola deBelas Artes), é formada em Música (Bituca – Universidade de MúsicaPopular)e em Cinema (Escola Livre de Cinema).

Artista inquieta e versátil, Maíra Baldaia lançou em 2020 com o single“TEMPOIÔ” e o EP “REMIX-SE”. Ouça os lançamentos nas plataformasdigitais (http://trato.red/remixse). Assista os quatro videoclipes e outrostrabalhosanterioresnocanaldeMaíraBaldaianoyoutube(https://www.youtube.com/watchv=iElnoRvoLJU&list=PLeocAljJCcizGgp97NsjrK6x0clqWzO6W).“REMIX-SE”(EP/ 2020), tem direção musical deMaíra Baldaia, Débora Costa e Verônica Zanella, e traz releituras demúsicas lançadas anteriormente em “POENTE e outras paisagens” (CD/2016)e“MAIS”(DVD/2018),contando com a produção musical deDébora Costa em “Só por um instante REMIX-SE” e “Pororoca REMIX-SE”eproduçãomusicaldeVerônicaZanellaem“NegraRimaREMIX-SE”,faixaque conta com a participação especial da rapper Laura Sette. “Tempoiô”(Single/ 2020) tem direção musical de Maíra Baldaia e Débora Costa,queétambémprodutoramusicaldafaixa,econvidaosouvintespara uma viagem atemporal embalada pela afro mineiridade, fazendo as pazescom o tempo e suas abstrações. Baldaia divide a produção executiva dosquatrolançamentoscomTainá Evaristo.

Em 2016, Maíra Baldaia lançou o seu primeiro álbum, “POENTE e outraspaisagens” traz 12 faixas autorais compostas pela artista e parcerias,elogiado por nomes como a cantora Elza Soares e o maestro Jaime Alem.Osdoisvideoclipeslançadoscomodestaquedestetrabalho–faixasInsubmissa e Só por um instante – somam quase de 200 mil visualizaçõesno canal da artista.

Em 2018, Maíra Baldaia lançou o DVD “MAIS”, em formatos digital efísico pela YBmusic, com show de lançamento no Itaú Cultural em SãoPaulo e gravação em Belo Horizonte com as participações especiais deTitane, Maurício Tizumba, Ellen Oléria, Luedji Luna, Luiz Gabriel Lopes,Marcelo Veronez, François Muleka, Nath Rodrigues, Guilherme Ventura,MarianaCavanellas,Héloa, ClaytonNeri edo grupoMeninosde Minas.

CIRCULAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

Maíra Baldaia realizou shows em importantes eventos como o FestivalLuzes da Liberdade, Festival Sarará, Festival Cantos de Beagá, FestivalÁguas Gerais, Festival Ziriguidum, Noites SIM São Paulo (2017, 2018 e2019),FestivaldaACERT(Tondela/Portugal),FestivalAgitágueda(Águeda/ PT), Romaria Cultural (Gouveia/ PT), Samba Fest (Hartford,Connecticut/ USA), FIT BH, Festival Samba Syndrom (Berlim/ Alemanha),Festival Chacoalha, Festival Sensacional + Sarará, o Festival IMUNE –Instante da Música Negra (SESC Palladium/ MG e Aparelha Luzia/ SP), oFestival de Inverno de Itabira (MG), a SIAN – Semana Idea de ArtesNegras, Festival Encontro de Culturas (Serpa/ PT), o SONORA – FestivalInternacional de Compositoras (Lisboa/ PT e Belo Horizonte/ BR), FestivaldeArtes Negras de Uberlândia, entre outros.

MÍDIA

Maíra Baldaiaparticipou de programas como Showlivre (web), SofarSoundsLisbon(web-Portugal),CantorasdoBrasil(Canal Brasil/ TVGlobo Sat), Globo Horizonte (TV Globo Minas), Elefante Sessions (web),Sofar Sounds Belo Horizonte (web), A Hora do Improviso, Coletânea,Agenda,BrasildasGeraiseHypershow(RedeMinas),AmoraSessions(web),AptoSessions(web),entreoutros.OtrabalhodeMaíraBaldaiajá foi destaque em veículos como Folha de São Paulo (Mônica Bergamo),Estado de Minas, Catraca Livre, G1, Blog do Arcanjo, Lugar de Mulher,TMDQA–TenhoMaisDiscosQueAmigos,Brasileiríssimos,Sapo(Portugal), Acordes de Quinta (Portugal), Mais Brasil, O Tempo, Elcabong,HojeemDia,UOL,SomdoSom,DeFato,TremdasGerais,entreoutros.

no Domingo 14h30 -Exibição do longa-metragem CHICO MÁRIO – A MELODIA DA LIBERDADE   Foto : Divulgação PQB

 

Veja a Programação Completa do PQB

 

26 DE JANEIRO –QUINTA-FEIRA

QUILOMBO MORRO SANTO ANTÔNIO– ITABIRA

SEDE DA ASSOCIAÇÃO

18h30 – Bate-papoA SEMENTE DO AUDIOVISUAL NO QUILOMBO MORRO SANTO ANTÔNIO”, com dona Rosinha de Souza, Vinicios de Souza e Cléber Camargo Rodrigues

19h – Exibição de curtas-metragens:

  • NEGRA RIMA REMIX-SE
  • BAIANDEIRA E DIA DE REIS – DOC OFICINA 6ª PEDRA QUE BRILHA
  • O QUARTO MISTÉRIO
  • MORRO SANTO ANTÔNIO – DOC OFICINA 6ª PEDRA QUE BRILHA
  • RETRATOS
  • NA CASA DE DRUMMOND – DOC OFICINA 6ª PEDRA QUE BRILHA

*(DOC OFICINA: Moradores do Quilombo Morro Santo Antônio participaram de 02 oficinas de realização audiovisual e produziram 3 curtas-metragens)

20h – Show com ÁUREA GOLD

 

27 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA

SERRA DOS ALVES – ITABIRA

19h30 – Exibição de curtas-metragens:

  • COISA VELHA
  • AMIZADE
  • A OUTRA METADE
  • TEMPO
  • O BEIJO CRUEL
  • PÓ DE POESIA
  • ITABIRA
  • MANOELA
  • A VOZ

21h –Show com o grupoFILHOS DA SERRA

28 de JANEIRO – SÁBADO

ESPAÇO CINEMAX – ITABIRA

14h – Exibição docurta-metragemNAO HÁ MELHOR LUGAR QUE O NOSSO LAR

14h05 – Exibição do longa-metragem TURMA DA MÔNICA – LIÇÕES

28 de JANEIRO – SÁBADO

SERRA DOS ALVES – ITABIRA

14h – Jogos e Brincadeiras para Crianças (Instituto Bromélia)

16h – Bate-papoA SEMENTE DO AUDIOVISUAL NA SERRA DOS ALVES”, com Carlos Cabeça e Cléber Camargo Rodrigues”

17h30 – Exposição ‘De Sol a Sol – parte primeira’ – textos de Cléber Camargo Rodrigues (Brasil) e fotos de Maria Moreira (Portugal)

19h30 – Exibição de curtas-metragens:

  • HERANÇA DOS MESTRES
  • PALAVRA MUDA
  • SABORES DO CARMO
  • ELKE (MARAVILHA)
  • NO AR
  • INSUBMISSA
  • GENIN

21h – Show com ÁUREA GOLD

 

29 DE JANEIRO – DOMINGO

ESPAÇO CINEMAX – ITABIRA

14h – Exibição de curtas-metragens:

  • A ETERNA REFORMA
  • O ATOR SEM PALCO
  • TEMPOIÔ

14h30 –Exibição do longa-metragem CHICO MÁRIO – A MELODIA DA LIBERDADE  

29 DE JANEIRO – DOMINGO

CENTRO CULTURAL FAZENDA DO PONTAL – ITABIRA

17h – Bate-papoA SEMENTE DO AUDIOVISUAL NA CULTURA ITABIRANA”, com Júlio Mengueles, André Miraí e Cléber Camargo Rodrigues

17h30 – Exibição de curtas-metragens:

  • OGUM E AS AYABÁS
  • NA FAZENDA DO POETA – DOC OFICINA 6ª PEDRA QUE BRILHA
  • EM BUSCA DA TERRA-MÚSICA PROMETIDA
  • SAUDADES (ELKE E DOUGLAS NA TV)
  • CONTOS DO CRIME 1
  • CONTOS DO CRIME 2
  • DOC MENINOS DE MINAS

*(DOC OFICINA: Alunos da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães participaram de 01 oficina de realização audiovisuale produziram 1 curta-metragem na Fazenda do Pontal)

19h – Show com o GRUPO TRIVIRAL

20h30 – Show com MAÍRA BALDAIA |participação Bruno Messias

 

#VAR Valério Adélio Rosa com informações de Divulgação PQB